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Leitura literária na biblioteca escolar

Processo: 16/22300-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lucília Maria Abrahão e Sousa
Beneficiário:Adonai Takeshi Ishimoto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Polissemia   Biblioteca escolar   Leitura   Leitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Biblioteca Escolar | Discurso | Leitura | polissemia | Sujeito-leitor | Análise do Discurso de Linha Francesa

Resumo

Esse projeto objetiva investigar o discurso que sustenta as práticas de leitura literária no ambiente da biblioteca escolar, destacando a prática da leitura polissêmica dentro da Biblioteca escolar da Escola Estadual Otoniel Mota. A partir da teoria da Análise do Discurso francesa, desenvolveremos uma discussão teórica sobre discurso, memória, ideologia e leitura para interpretar um corpus de análise constituído por registros fotográficos do acervo e do espaço de leitura já dito e recortes de entrevistas coletadas de sujeitos-leitores sobre leitura e o acervo disponível na biblioteca. Analisaremos como a biblioteca escolar pode ser (ou não) espaço para práticas de leituras polissêmicas e as suas contribuições para atribuição de outros sentidos nos gestos de leitura de forma metafórica e poética. (AU)

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