Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades ópticas não lineares do grafeno

Processo: 17/16151-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Hugo Luis Fragnito
Beneficiário:Daniel Felipe Londono Giraldo
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGrafe). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50259-8 - Grafeno: fotônica e opto-eletrônica: colaboração UPM-NUS, AP.SPEC
Assunto(s):Fotônica   Propriedades ópticas   Óptica não linear   Grafenos

Resumo

O aluno selecionado conduzirá pesquisas teórico-experimentais sobre propriedades ópticas não lineares do grafeno puro e funcionalizado com dopantes, participando em projetos de colaboração científica com os outros grupos de projeto, inclusive do exterior. As não linearidades que estudará são a saturação da absorção e a mistura de ondas. O aluno utilizará as técnicas de pump-and-probe e de grade induzida por laser, visando entender como dependem as não linearidades do número de camadas de grafeno e de diversos dopantes. Na parte teórica, o aluno deverá colaborar com os outros membros do projeto para modelar mecanismos físicos que dão origem às não linearidades, inclusive com simulações em computador. Dentro das colaborações, o aluno deverá fazer um ou dois estágios no Graphene Center de Cingapura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIL-MOLINA, A.; CASTANEDA, J. A.; LONDONO-GIRALDO, D. F.; GABRIELLI, L. H.; CARDENAS, A. M.; FRAGNITO, H. L. High-order dispersion mapping of an optical fiber. Optics Express, v. 28, n. 3, p. 4258-4273, FEB 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.