Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo matemático para o planejamento da operação de bombas hidráulicas em sistemas de abastecimento

Processo: 17/09970-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Edilaine Martins Soler
Beneficiário:Isabela Garcia Parras
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Energia elétrica   Abastecimento de água   Bombas hidráulicas   Modelos matemáticos   Branch-and-bound   São Carlos (SP)

Resumo

Os sistemas de abastecimento de água têm a função de levar água em quantidade e qualidade adequadas à população para que suas necessidades sejam atendidas. Nestes sistemas, a captação e o transporte de água são feitos por meio de bombas hidráulicas. Como o preço da energia elétrica é diferenciado ao longo das horas do dia, tendo um valor mais elevado no período de ponta, faz-se necessário um planejamento da operação das bombas hidráulicas, a fim de evitar ligá-las nos horários de ponta. Neste projeto de pesquisa um modelo matemático de otimização linear inteira mista para o problema de planejamento da operação das bombas hidráulicas em sistemas de abastecimento é proposto. Serão realizados testes numéricos com o modelo matemático proposto utilizando dados referentes ao sistema de abastecimento da cidade de São Carlos. As soluções obtidas pelo modelo matemático serão analisadas utilizando o software EPANET. (AU)