Busca avançada
Ano de início
Entree

Membranas de colágeno doadoras de óxido nítrico para regeneração óssea

Processo: 17/04615-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 01 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Giovanna Jardim Vieira Pereira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/02414-5 - Biomateriais absorvíveis e tópicos para a liberação localizada de óxido nítrico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/00913-2 - Efeito do poli(álcool vinílico) no empacotamento micelar e liberação fotoquímica de óxido nítrico a partir da S-nitrosoglutationa em soluções de Pluronic F-127, BE.EP.IC
Assunto(s):S-nitrosoglutationa   Óxido nítrico   Colágeno   Regeneração óssea   Biodegradação   Biomateriais

Resumo

Biomateriais bioabsorvíveis vem sendo amplamente utilizados para tratamentos de defeitos ósseos. O colágeno possui boa biocompatibilidade, fraca atividade antigênica e já vem sendo utilizado comercialmente na forma de membranas com ação hemostática e para o recobrimento de lesões. O óxido nítrico (NO) tem atividade osteogênica caracterizada pela indução do aumento da atividade osteoblástica e diminuição da atividade osteoclástica. O principal objetivo deste projeto é a preparação de membranas de colágeno tipo I funcionalizadas com grupos S-nitrosotióis e carregadas com S-nitrosoglutationa (GSNO) para a liberação localizada de NO. A funcionalização das membranas será obtida através da enxertia de cisteína, N-acetilcisteína e glutationa, seguida de nitrosação com ácido nitroso (HONO). A incorporação de GSNO será obtida por sorção a partir de solução. As membranas serão analisadas em relação às cargas e cinéticas de liberação de NO em tempo real por quimiluminescência. As cargas de grupos SNO serão ajustadas para estimular a proliferação de osteoblastos em culturas, visando a obtenção de ação terapêutica na regeneração óssea. A biodegradabilidade das membranas será caracterizada através de ensaio de degradação enzimática por colagenase. Os resultados obtidos deverão contribuir para o desenvolvimento de novos scafolds doadores de NO bioabsorvíveis, de acordo com um dos subprojetos do Projeto Temático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POVOA, VALERIA C. O.; DOS SANTOS, GIOVANNA J. V. P.; PICHETH, GUILHERME F.; JARA, CARLOS P.; DA SILVA, LAURA C. E.; DE ARAUJO, ELIANA P.; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Wound healing action of nitric oxide-releasing self-expandable collagen sponge. JOURNAL OF TISSUE ENGINEERING AND REGENERATIVE MEDICINE, v. 14, n. 6 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
PICHETH, GUILHERME F.; MARINI, THATIANE C.; TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; SHIMAMOTO, GUSTAVO G.; DOS SANTOS, GIOVANNA J. V. P.; MENEAU, FLORIAN; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Influence of Pluronic F127 microenvironments on the photochemical nitric oxide release from S-nitrosoglutathione. Journal of Colloid and Interface Science, v. 544, p. 217-229, MAY 15 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.