Busca avançada
Ano de início
Entree

Tipologia de oficinas ferroviárias: um estudo sobre a formação espacial da oficina da Companhia Paulista em Jundiaí (1892-1896)

Processo: 17/10302-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Taina Maria Silva
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/01711-1 - Tratados ferroviários: uma investigação da prática francesa do século XIX, BE.EP.MS
Assunto(s):Arquitetura industrial   Ferrovias urbanas   Transporte ferroviário   Patrimônio ferroviário   Oficinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Industrial | Companhia Paulista | História Ferroviária | Jundiaí | tipologia | Arquitetura Industrial

Resumo

As oficinas da Companhia Paulista em Jundiaí exerceram importante papel na era ferroviária brasileira, chegando a empregar mais de 500 funcionários. Seu espaço funcional foi especialmente projetado para atender à grande demanda e modificado ao longo dos anos com o mesmo propósito. Sendo o estudo de tipologias uma ferramenta de compreensão do passado em uma maneira ampla, o presente projeto de pesquisa pretende investigar a tipologia de planta da oficina ferroviária da Companhia Paulista na cidade de Jundiaí a fim de compreender seu espaço funcional, tendo como objetivos específicos analisar diferenças e semelhanças entre a concepção da planta da oficina ferroviária de Jundiaí e outra planta industrial da empresa que a elaborou, investigar se a mesma seguiu algum tratado; investigar se há divergências entre o projeto original e o projeto implantado; qual a relação de arquitetura e tecnologia do espaço e ainda assinalar diferenças e semelhanças entre tal oficina com demais da época. O procedimento metodológico deverá ser de natureza qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental como coleta de dados. Ao final da pesquisa, espera-se obter uma relação das influências tipológicas que resultaram no edifício concluído em 1896. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Taina Maria. Oficinas ferroviárias em São Paulo: um estudo sobre a formação espacial da oficina da Companhia Paulista em Jundiaí (1892-1896). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.