Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico diferencial de Zika, Chikungunya e Dengue por espectrometria de massas de alta resolução e ion mobility

Processo: 17/09726-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ana Valéria Colnaghi Simionato
Beneficiário:Fábio Neves dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Febre de Chikungunya   Vírus Zika   Dengue   Infecções por Arbovirus   Aedes aegypti
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarkers of diseases | Chikungunya | Dengue | High Resolution Mass Spectrometry | ion mobility mass spectrometry | Zika vírus | Arboviroses

Resumo

As arbovirores Zika, Chikungunya e Dengue tem representado um grande desafio à saúde pública no Brasil devido às condições climáticas favoráveis à disseminação do mosquito vetor Aedes aegypti e seu difícil controle. O reaparecimento da Dengue, a súbita epidemia de Zika e Chikungunya, aliados ao grande número de casos de subnotificações, diagnósticos imprecisos e falsos, colocaram as metodologias diagnósticas como um dos aspectos centrais das pesquisas em arboviroses. A infecção causada pelos vírus Zika, Chikungunya e Dengue requer diagnósticos rápidos e confiáveis para a realização de atividades integradas de monitoramento, supressão e prevenção da transmissão pelo inseto vetor. Os atuais testes diagnósticos do vírus Zika, por exemplo, tem várias limitações. Os testes sorológicos baseados em reações imunológicas possuem baixa especificidade e sensibilidade. Os testes moleculares são eficazes na detecção do RNA do vírus, mas apenas no curto período de tempo após a infecção. Assim, os métodos baseados em metabolômica para detecção de biomarcadores do vírus ou da sua interação com o hospedeiro surgem como ferramentas complementares para diagnóstico, visto que são discriminatórios e podem detectar co-infecções. Os métodos baseados em metabolômica possibilitam a detecção das variações fisiopatológicas em todas as fases da infecção, as respostas imunológicas e as modificações clínicas resultantes. A espectrometria de massas de alta resolução (HRMS) é a técnica mais utilizada nos estudos de metabolômica para a identificação e caracterização de biomarcadores de várias doenças, bem como as infecções virais. A utilização de técnicas e métodos de espectrometria de massas na área de saúde tem aumentado nas últimas décadas devido a: (i) alta sensibilidade e especificidade que possibilitam obter resultados confiáveis em pouco tempo; (ii) simplicidade de execução da análise que é facilmente executado após a padronização da metodologia, podendo ser automatizada; (iii) o alto custo inicial dos equipamentos pode ser rapidamente recuperado devido o baixo custo das análises e altíssima frequência de análise. Recentemente, a técnica de espectrometria de massas de mobilidade iônica (Ion Mobility Mass Spectrometry) tem recebido grande destaque devido a sua altíssima capacidade de separar íons isóbaros (mesma m/z) que não são resolvidos pela cromatografia líquida de alta eficiência, bem como os isômeros. Portanto, a metabolômica por espectrometria de massas de alta resolução tem grande potencial de contribuir para a busca de biomarcadores específicos das infecções dos vírus Zika, Chikungunya e Dengue, além de possibilitar o diagnóstico diferencial dessas arboviroses, mais próximo do estado clínico real do paciente, através da quantificação dos biomarcadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESQUITA, ALESSANDRA DE SOUSA; ZAMORA-OBANDO, HANS ROLANDO; DOS SANTOS, FABIO NEVES; SCHMIDT-FILHO, JAYR; DE LIMA, VLADMIR CORDEIRO; COSTA, FELIPE D'ALMEIDA; DE ANDRADE, VICTOR PIANA; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; COLNAGHI SIMIONATO, ANA VALERIA. Volatile organic compounds analysis optimization and biomarker discovery in urine of Non-Hodgkin lymphoma patients before and during chemotherapy. Microchemical Journal, v. 159, . (16/07014-5, 17/09726-5)
PEIXOTO ARAUJO, NAYARA MACEDO; ARRUDA, HENRIQUE SILVANO; DOS SANTOS, FABIO NEVES; DE MORAIS, DAMILA RODRIGUES; PEREIRA, GUSTAVO ARAUJO; PASTORE, GLAUCIA MARIA. LC-MS/MS screening and identification of bioactive compounds in leaves, pulp and seed from Eugenia calycina Cambess. Food Research International, v. 137, . (15/50333-1, 18/10608-0, 17/09726-5, 16/22577-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.