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A formação de arte-educadores no curso intensivo de arte na educação: epistemologias e experiências latino-americanas em trânsito

Processo: 17/14692-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de março de 2018
Vigência (Término): 20 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Rejane Galvão Coutinho
Beneficiário:Sidiney Peterson Ferreira de Lima
Supervisor no Exterior: Federico Ignacio Bujan
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina  
Vinculado à bolsa:16/05781-9 - O Curso Intensivo de Arte na Educação(CIAE) e suas contribuições para a formação de artes/educadoras (es) no Brasil, BP.DR
Assunto(s):História   América Latina   Arte-educação   Formação de professores   Epistemologia

Resumo

Em nossa pesquisa de doutorado, atualmente em andamento, temos como objeto de estudo O Curso Intensivo de Arte na Educação (CIAE) e suas contribuições para a formação de arte-educadores no Brasil, uma pesquisa, de natureza qualitativa que tem como finalidade mapear e avaliar as concepções de ensino e aprendizagem de Artes que fundamentaram a formação de arte/educadores no referido curso realizado na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) na cidade do Rio de Janeiro e mais três Escolinhas localizadas em Recife, Porto Alegre e São Paulo, no período entre 1961-1981, de acordo com recorte geográfico/tempo que estabelecemos para a pesquisa. Como parte desta, o projeto de pesquisa aqui apresentado vêm expor nossa intenção por ampliar este mapeamento para o contexto latino-americano, com o objetivo de mapear, analisar e dar visibilidade às epistemologias e experiências latino-americanas e seus trânsitos, através do CIAE, na formação de arte-educadores, no período já mencionado. Para tanto, elegemos a Universidad Nacional de Rosario (UNR) que nos receberá através do professor Dr. Federico Ignácio Buján, como instituição onde realizaremos pesquisas, estudos e participaremos de atividades educacionais, oferecidas na instituição, e de interesse para o projeto. A preferência pela cidade de Rosario é justificada por diferentes motivos: Na década de 1970, a professora Beatriz Vettori criou a Escolinha de Arte de Rosário e realizou edições do Curso Intensivo de Arte na Educação, em parceria com escolas públicas, o que fundamenta nosso interesse por mapear para conhecer e analisar os documentos referentes a esta Escolinha e, principalmente, ao CIAE. No Instituto Rosario de Investigaciones em Ciencias de la Educación estudaremos os documentos, imagens, textos e livros das irmãs Olga e Letícia Cossettini, bem como a realização de entrevistas com professoras e estudantes do CIAE, em Rosário. Este projeto prevê deslocamentos para a cidade de Buenos Aires, onde também funcionou uma Escolinha de Arte e para a cidade de Montevidéu, Uruguai, onde funciona o Taller Barradas em que podem ser localizados documentos e obras do professor Jesualdo Sosa, que desenvolveu experiências de educação através da arte, referência para a América Latina, assim como documentos sobre diferentes experiências de educação através da arte de diferentes tempos e países latino-americanos. Portanto, neste projeto, temos como objetivo mapear, compreender e dar visibilidade a epistemologias e experiências latino-americanas, seus trânsitos e contribuições para a formação de arte-educadores no Curso Intensivo de Arte na Educação.