Busca avançada
Ano de início
Entree

O bárion delta no meio nuclear em regras de soma em QCD

Processo: 17/15346-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 15 de outubro de 2017
Vigência (Término): 14 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Ricardo D'Elia Matheus
Beneficiário:Jesuel Marques Leal Junior
Supervisor no Exterior: Su Houng Lee
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Yonsei University, Coréia do Sul  
Vinculado à bolsa:16/02717-8 - Correções next-to-leading order em regras de soma da QCD, BP.MS
Assunto(s):Cromodinâmica quântica

Resumo

Bárions delta são as primeiras excitações dos nucleons que podem ser medidos em matéria nuclear e os dados experimentais de algumas ressonâncias apontam uma tendência geral de alargamento desses estados com um efeito pequeno em suas massas. Dados mais recentes parecem indicar efeitos mais fortes na massa desses estados a densidades mais altas, o que está de acordo com estudos teóricos anteriores, os quais predizem que a massa dos hádrons deve ir a zero em densidade finita.As regras de soma em QCD são naturalmente convenientes para estudos de hádrons no meio nuclear, uma vez que os efeitos do meio estão codificados nos efeitos sobre os condensados. Vários trabalhos já estudaram o valor desses condensados no meio e realçaram a importância do condensado de quatro-quarks, que no meio nuclear, diferentemente deles no vácuo, não podem ser descritos em termos de condensados de dois-quarks.Durante o programa, colaboraremos melhorando os cálculos existentes em RSQCD para o bárion delta na matéria nuclear. O objetivo é fazer um estudo mais profundo das correntes interpolantes deste estado e comparar com os resultados recentes obtidos para o nêutron e os híperons.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES L, JESUEL; LEE, SU HOUNG; PARK, AARON; MATHEUS, R. D.; JEONG, KIE SANG. QCD sum rules for the Delta isobar in neutron matter. Physical Review C, v. 98, n. 2 AUG 22 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.