Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênese de um criador de conceitos: Gilles Deleuze: 1945-1969

Processo: 17/15538-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 11 de setembro de 2017
Vigência (Término): 10 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Safatle
Beneficiário:Giuseppe Bianco
Supervisor no Exterior: Gisele Sapiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:15/04381-4 - Gênese de um criador de conceitos: Gilles Deleuze: 1945-1969 (Titre en Français: Genèse d'un créateur des concepts: Gilles Deleuze: 1945-1969), BP.PD
Assunto(s):História da filosofia   Estruturalismo   Fenomenologia (filosofia)   Literatura

Resumo

O presente estágio tem como objetivo a realização de três tarefas relativas as três principais linhas da pesquisa que estou realizando na USP. a. Documentação e pesquisa de campo. Essa tarefa implicará a consulta de uma série de novos documentos acerca de Gilles Deleuze e sua relação com seus contemporâneos (Archives Nationales, archives de l'Université de Lyon, Archives de la Bibliothèque Doucet, Institut de la mémoire de l'édition contemporaine, etc.). Implicará também uma série de entrevistas com pesquisadores e intelectuais que conheceram o autor. O objetivo de tais entrevistas é o do reforçar e completar a parte de documentação da pesquisa, conferindo um caráter original e único. b. Instrumentos de análise. A segunda tarefa consiste no aprendizado de metodologias sociológicas de análise exclusivamente desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do CESSP. Tal aprendizado se desenrolará através dos cursos ministrados na EHESS. O objetivo é o de adquirir novos instrumentos para análise dos dados que possuo, instrumentos pouco utilizados ou conhecidos no departamento de sociologia e filosofia da Universidade de São Paulo.c.Impacto. A terceira tarefa consiste na organização de um congresso franco-brasileiro sobre Deleuze, que será realizado no fim de 2018. O objetivo é o de aumentar o impacto da pesquisa ao criar sinergia entre grupos de pesquisa do Brasil e da França.No que diz respeito aos resultados científicos de minha pesquisa, esse estágio busca um triplo ganho: originalidade, interdisciplinaridade e internacionalização da pesquisa desenvolvida na USP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCO, GIUSEPPE. THE MISADVENTURES OF THE ``PROBLEM{''} IN ``PHILOSOPHY{''}: from kant to deleuze. ANGELAKI-JOURNAL OF THE THEORETICAL HUMANITIES, v. 23, n. 2, SI, p. 8-30, 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.