Busca avançada
Ano de início
Entree

Irrigação subsuperficial deficitária no cultivo de tomateiro em casa de vegetação

Processo: 17/08172-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 15 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Marília Bueno da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Tomate   Tomateiro   Irrigação por gotejamento   Estresse hídrico   Umidade do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grape | Irrigação deficitária | Irrigação por gotejamento | Manejo da irrigação | Tdr | tomate | Irrigação e Drenagem

Resumo

A falta ou excesso de água durante o manejo do tomateiro podem ser prejudiciais à produção. Com isso, a busca por tecnologias que melhorem a produtividade da cultura e reduzam o volume de água aplicado durante o ciclo da cultura é essencial para a produção agrícola e para o meio ambiente. O objetivo deste trabalho é avaliar a irrigação deficitária na produtividade de tomateiro Grape irrigado através de gotejamento subsuperficial. O experimento será realizado no CCA/UFSCar e consistirá de 3 tratamentos com quatro parcelas em blocos casualizados. As lâminas de irrigação serão calculadas correspondendo à reposição de 100, 75 e 50 % da capacidade de água disponível no solo (CAD). A umidade do solo será monitorada por sondas TDR e a profundidade efetiva das raízes por imagens obtidas através de um scanner de raízes. As mudas de tomateiro Grape serão transplantadas sobre linhas de gotejamento instaladas a 0,20 m de profundidade. Serão avaliados número de frutos por planta e produtividade como características quantitativas; diâmetro, comprimento, sólidos solúveis, pH dos frutos e massa seca das folhas e caule como características qualitativas em relação aos tratamentos propostos. Espera-se que a irrigação subsuperficial deficitária traga resultados satisfatórios aliando produtividade e economia de água através da redução de perdas por evaporação do solo, além de proporcionar um manejo eficiente da irrigação e, consequentemente, uma redução nos impactos ambientais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAÍS G. MENDONÇA; MARÍLIA B. DA SILVA; REGINA C. DE M. PIRES; CLAUDINEI F. SOUZA. DEFICIT IRRIGATION OF SUBSURFACE DRIP-IRRIGATED GRAPE TOMATO. Engenharia Agrícola, v. 40, n. 4, p. 453-461, . (17/08172-6)