Resumo
A hipótese da programação fetal sugere que estímulos ou agressões durante a vida intrauterina podem resultar em alterações permanentes na fisiologia e metabolismo da descendência, aumentando o risco de doenças na vida adulta. As alterações permanentes na metilação do DNA e da expressão gênica são consideradas mecanismos moleculares responsáveis por esta programação. Estudos anteriores demonstraram que a doença periodontal (DP) materna promove resistência insulínica, aumento nas concentrações plasmáticas de citocinas, redução do conteúdo de GLUT4 e do seu índice de translocação para membrana plasmática em sua prole adulta. E citocinas, como por exemplo, o TNF-±, têm sido relacionadas com a redução da expressão de GLUT4. Além disso, esta citocina pode estimular algumas serinas quinases incluindo IºB quinase (IKK), c-Jun amino-terminal kinase (JNK), que promovem fosforilação do IRS-1 em resíduos serina, resultando em atenuação do sinal insulínico. Tais achados evidenciam a necessidade de realizar mais estudos para verificar os mecanismos envolvidos nestas alterações. Portanto, os objetivos do presente estudo serão avaliar em ratos adultos, proles de ratas com doença periodontal: 1) glicemia e insulinemia; 2) o grau de metilação do DNA na região promotora do gene do GLUT4 e do IRS-1 em muscular esquelético gastrocnêmio (MG). As ratas serão divididas em dois grupos: 1) com doença periodontal (DP), no qual esta doença será induzida por meio de ligadura com fio de seda ao redor do 1º molar inferior; 2) ratas controle (CN). Após 7 dias da colocação da ligadura, as ratas de ambos os grupos serão colocadas para acasalamento, verificando-se diariamente, por esfregaço vaginal, o dia da copulação. As ratas prenhas serão separadas em caixas individuais. Quando os filhotes machos destas ratas completarem 75 dias, realizar-se-ão os experimentos: 1) glicemia e insulinemia; 2) o grau de metilação do DNA na região promotora do gene do GLUT4 e do IRS-1 em muscular esquelético gastrocnêmio (MG). A análise estatística será feita pelo método do teste t de Student para amostras não pareadas, e as diferenças entre os dois grupos serão consideradas significantes quando p<0,05. (AU)
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