Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização microestrutural e ensaios de oxidação da superliga à base de níquel Inconel 625

Processo: 17/06515-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 01 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Renato Baldan
Beneficiário:Rafaela Brino de Oliveira
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Itapeva. Itapeva , SP, Brasil
Assunto(s):Superligas   Oxidação   Níquel   Propriedades mecânicas   Alta temperatura

Resumo

Materiais aplicados em temperaturas elevadas e ambientes agressivos tornaram-se uma necessidade científica e tecnológica nos dias de hoje. Estudos têm sido realizados, independentemente de objetivos comerciais, para o aprimoramento na obtenção de novas ligas e, em particular, para a reavaliação de ligas comerciais já existentes por meio da aquisição de dados em condições de maior severidade. As superligas são um grupo de materiais desenvolvidos para aplicações que requerem alta resistência mecânica e à corrosão/oxidação em temperaturas elevadas. Atualmente, uma das superligas à base de níquel mais utilizadas em turbinas a gás, equipamentos marinhos e trocadores de calor é a Inconel 625. Dada essa importância, o objetivo do presente trabalho é avaliar e correlacionar a microestrutura (por meio das técnicas de microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura com EDS) e as propriedades mecânicas (por meio de ensaios de dureza) da superliga Inconel 625 no estado bruto de fusão e após ensaios de oxidação em diferentes condições de tempo e temperatura. As simulações termodinâmicas utilizando o software JMatPro (banco de dados específico para superligas de níquel) serão realizadas com a finalidade de auxiliar na compreensão das fases presentes na microestrutura e dos mecanismos de oxidação. Os resultados obtidos permitirão compreender as alterações microestruturais e mecânicas que ocorrem na superliga Inconel 625 em função das diferentes condições de tempo e temperatura que o material é exposto durante os ensaios de oxidação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA MALAFAIA, ARTUR MARIANO; DE OLIVEIRA, RAFAELA BRINO; LATU-ROMAIN, LAURENCE; WOUTERS, YVES; BALDAN, RENATO. Isothermal oxidation of Inconel 625 superalloy at 800 and 1000 degrees C: Microstructure and oxide layer characterization. MATERIALS CHARACTERIZATION, v. 161, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.