Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para seleção e caracterização de linhagens de soja com ênfase na tolerância à ferrugem

Processo: 17/11235-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Natal Antonio Vello
Beneficiário:Elesandro Bornhofen
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/24266-0 - Estratégias para seleção e caracterização de linhagens de soja com ênfase na tolerância à ferrugem, BE.EP.DR
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Soja   Ferrugem (doença de planta)

Resumo

A Agricultura brasileira tem experimentado rápido crescimento nas últimas décadas, sendo a soja a principal commodity. Em paralelo a isso, problemas fitossanitários têm comprometido a produção eficiente da cultura. Destes, o de maior importância é a ferrugem asiática, com consequências anuais na ordem de bilhões de dólares em perdas acrescidas do custo de controle. Com vistas a isso, o objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar a estratégia de controle baseada em tolerância genética em populações segregantes oriundas de um programa de seleção recorrente, bem como, selecionar linhagens elite de alta performance agronômica na presença da doença. Para isso, 64 populações F2:5 oriundas de um dialelo parcial 8x8 serão avaliadas em dois locais contrastantes. Em cada local, duas réplicas do mesmo experimento serão instaladas, diferindo apenas no manejo da ferrugem (com e sem controle). Será efetuada seleção fenotípica de milhares de plantas individuais para comporem as linhagens F5:6, as quais serão conduzidas em blocos aumentados, também com experimento em réplica, visando medir o nível de tolerância dos genótipos. No total, 3.286 parcelas experimentais serão mensuradas para diversos caracteres. Serão implementadas diferentes estratégias estatísticas (análises clássicas, modelos mistos e geoestatística) e de fenotipagem (caracteres agronômicos e fenotipagem de nova geração de sementes) de modo a identificar linhagens promissoras e fornecer subsídios ao processo de seleção eficiente de linhagens endogâmicas em soja. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASSUE, RAFAEL MASSAHIRO; BORNHOFEN, ELESANDRO; ESPOLADOR, FERNANDO GARCIA; MEDEIROS BARBOSA, PEDRO AUGUSTO; SILVA E SOUZA, RENAN; VELLO, NATAL ANTONIO. Uni and multivariate approaches for diallel analysis in early generation trials for soybean tolerance to rust. Bragantia, v. 78, n. 4, p. 522-534, OCT-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.