Busca avançada
Ano de início
Entree

Flutuações quânticas e o Monopolo global

Processo: 16/25963-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Alberto Vazquez Saa
Beneficiário:Vitor Barroso Silveira
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/09357-9 - Física e geometria do espaço-tempo, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/09575-0 - Flutuações do vácuo em espaços-tempos não-globalmente hiperbólicos, BE.EP.MS
Assunto(s):Relatividade geral

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar a teoria quântica de campos em espaços não globalmente hiperbólicos através da sua aplicação em um exemplo específico: a determinação das flutuações quânticas do vácuo ao redor do monopolo global, como função das condições de contorno necessárias para tornar física a evolução de campos escalares neste background singular clássico. Para isso, o candidato deverá continuar seus estudos (já iniciados em sua Iniciação Científica) em teoria quântica de campos em espaços curvos e aplicar as técnicas de renormalização do tensor de energia-momento para um espaço não globalmente hiperbólico. Trata-se de um tema de pesquisa atual, ainda em desenvolvimento. Esperamos que o candidato possa contribuir com este tema, apresentando novos resultados em um exemplo de extrema importância, principalmente conceitual.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROSO, V. S.; PITELLI, J. P. M. Vacuum fluctuations and boundary conditions in a global monopole. Physical Review D, v. 98, n. 6 SEP 11 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.