Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunometabolismo de doenças inflamatórias: comparação de assinaturas gênicas de artrite induzida por chikungunya e obesidade

Processo: 17/17345-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Helder Takashi Imoto Nakaya
Beneficiário:Thiago Dominguez Crespo Hirata
Supervisor no Exterior: Andreas Suhrbier
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : QIMR Berghofer Medical Research Institute, Austrália  
Vinculado à bolsa:14/24162-2 - Análise dos mecanismos regulatórios transcricionais mediados por microRNAs na síndrome metabólica, BP.DD
Assunto(s):Inflamação   Síndrome metabólica   Obesidade   Transcriptômica

Resumo

A Síndrome metabólica (SM) é composta de uma série de doenças no qual o imunometabolismo e inflamação tem uma grande influência. O aumento da prevalência de obesidade e SM tem levados os pesquisadores a investigar a influência em enfermidades inflamatórias crônicas. Entretanto, pouco se sabe sobre as vias moleculares e redes gênicas em comum entre a SM e doenças inflamatórias. A fim de investigar a complexidade da SM e os mecanismos em comum com doenças inflamatórias, começamos a colaborar com grupos de pesquisa que são líderes mundiais no assunto. Desde então, temos tido sucesso na aplicação de nosso conhecimento em biologia de sistemas para estudar mecanismos moleculares de infecção e doenças infecciosas. Recentemente, eu recebi a oportunidade de analisar dados transcriptômicos únicos e ainda não publicados do Prof. Andreas Suhrbier, chefe do Inflammation Biology Laboratory da QIMR Berghofer Medical Research Institute. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHRODER, WAYNE A.; HIRATA, THIAGO D.; LE, THUY T.; GARDNER, JOY; BOYLE, GLEN M.; ELLIS, JONATHAN; NAKAYAMA, ERI; PATHIRANA, DILAN; NAKAYA, HELDER I.; SUHRBIER, ANDREAS. SerpinB2 inhibits migration and promotes a resolution phase signature in large peritoneal macrophages. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 27 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.