Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma plataforma para definição e análise de estratégias

Processo: 17/16550-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Tel Amiel
Beneficiário:Cícero Alexandrino dos Santos Neto
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/02625-3 - Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados, AP.EP
Assunto(s):Escola pública   Ambiente escolar   Relação aluno-escola   Relação escola-família   Planejamento estratégico

Resumo

Este projeto tem como objetivo implementar um sistema de gestão para atores escolares com base em um projeto em andamento que visa criar uma metodologia para a melhoria da escola pública. Neste projeto partimos do conceito de uma noção sistêmica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condições de aprendizado, ensino e participação da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura a transformações e inovação. Fazemos uso de questionários, previamente validados, para avaliar a percepção de todos os entes escolares (pais, alunos, gestores, professores e funcionários) sobre o clima escolar. Os dados, uma vez analisados, são utilizados por um grupo curador, representativo, que define metas e ações com base nos dados. Pesquisadores e colaboradores locais documentam estratégias e barreiras e sucessos, retornando as análises ao grupo de trabalho. Buscamos desenvolver uma metodologia sustentável para engajar atores escolares no uso de dados para definir, implementar e aferir estratégias para mudança em sua prática, e em tempo, fomentar a abertura e inovação na organização escolar. (AU)