Busca avançada
Ano de início
Entree

Fusão de dados de mídias sociais e sensores físicos para o monitoramento de chuvas

Processo: 17/15413-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 16 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Alexandre Cláudio Botazzo Delbem
Beneficiário:Sidgley Camargo de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/01717-2 - Construindo uma modelo de justiça espacial na análise de redes sociais, BE.EP.DR
Assunto(s):Sistema de informação geográfica (SIG)   Mídias sociais   Monitoramento climático   Sensores   Chuva   Área urbana

Resumo

Este projeto visa à fusão de dados de redes sociais e sensores físicos para o monitoramento de chuvas. As mídias sociais são fontes de informação valiosas e em tempo (quase) real que podem ser empregadas para aumentar os dados obtidos a partir de sensores físicos, bem como aumentar a cobertura espacial de áreas de monitoramento. Assim, as plataformas de mídias sociais podem ser vistas como um canal que fornece uma maneira de disseminar informações oportunas e de granulação fina, de fato, permitindo que os cidadãos atuem como sensores humanos. Além disso, há um número insuficiente de sensores físicos distribuídos no território do Brasil e falta de dados precisos e atualizados sobre áreas urbanas. Técnicas de fusão de informação e mineração de dados serão empregadas para atingir o objetivo de melhorar o monitoramento de chuvas em áreas urbanas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESTREPO-ESTRADA, CAMILO; DE ANDRADE, SIDGLEY CAMARGO; ABE, NARUMI; FAVA, MARIA CLARA; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; DE ALBUQUERQUE, JOAO PORTO. Geo-social media as a proxy for hydrometeorological data for streamflow estimation and to improve flood monitoring. Computers & Geosciences, v. 111, p. 148-158, FEB 2018. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.