Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre diversidade genética, aspectos reprodutivos e habitat: um estudo comparativo e integrado entre espécies de caranguejos marinhos (Decapoda, Brachyura)

Processo: 17/12376-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Pedro Augusto da Silva Peres
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/21127-2 - Filogeografia de nova geração do siri de ampla distribuição Callinectes ornatus Ordway, 1863, BE.EP.DR
Assunto(s):Genética populacional   Diversidade genética   Ecologia molecular   Caranguejo   Decapoda   Brachyura

Resumo

Padrões e processos que expliquem a diversidade genética dos organismos são tópicos que intrigam a Biologia Evolutiva. Uma questão que pode ser sinalizada é quais os fatores que regulam a diversidade genética entre as diferentes espécies. Tal tema ainda carece de maior quantidade de dados empíricos, principalmente em relação ao ambiente marinho. Assim, estudos que utilizem métodos comparativos e com maior número de modelos de estudo são de valiosa importância para a resolução desses questionamentos. Nesse trabalho, propõe-se utilizar espécies de Brachyura do Atlântico Neotropical como modelos para avaliar como características biológicas e ecológicas estão relacionadas à diversidade genética desses organismos. Especificamente, pretende-se explorar questões relacionadas a um possível padrão de diversidade genética dentro de um grupo representativo e relevante (Brachyura) em termos adaptativos, assim como a relação entre algumas características reprodutivas (e.g. fecundidade, longevidade do desenvolvimento) ecológicas (e.g. habitat) e geográficas (latitude) em relação aos aspectos genéticos. Este trabalho possui um caráter integrativo, e fortemente alinhado com linhas de pesquisa contemporâneas da Biologia Evolutiva. Por fim, há um grande potencial para que esse projeto resulte em resultados inéditos e relevantes sobre padrões de diversidade genética, especialmente no que se refere aos aspectos reprodutivos e de estruturação genética de espécies crustáceos braquiúros do Atlântico Neotropical. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, PEDRO A.; TEROSSI, MARIANA; IGUCHI, JULLY; MANTELATTO, FERNANDO L. Can reproductive traits help to explain the coexistence of mud crabs Panopeus (Decapoda: Panopeidae)? A case of two sympatric species inhabiting an impacted mangrove area of Southern Brazil. INVERTEBRATE REPRODUCTION & DEVELOPMENT, v. 62, n. 3, p. 154-161, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.