Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da transmissão vertical de arbovírus em Ae. aegypti e Ae. albopictus (Diptera: Culicidae) em condições naturais

Processo: 17/12434-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Tamara Nunes de Lima Camara
Beneficiário:Victor Henrique Ferreira de Lima
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aedes albopictus   Vetores   Arbovirus   Aedes aegypti

Resumo

No Brasil, o mosquito Aedes aegypti é considerado o vetor principal dos vírus dengue, chikungunya e Zika, estando altamente associado aos seres humanos e suas habitações. Outro mosquito - Aedes albopictus - também possui ampla distribuição pelo país e não pode ser negligenciado, pois apresenta grande importância médica por ser considerado vetor potencial desses três arbovírus. Mundialmente, os vírus dengue, chikungunya e Zika são transmitidos ao homem através da picada das fêmeas infectadas dessas duas espécies, o que é chamado de transmissão horizontal. Além disso, fêmeas infectadas podem transferir arbovírus para parte da sua prole, o que conhecemos como transmissão vertical. O estudo da transmissão vertical é de grande importância epidemiológica, pois permite entender a maneira como os vírus se mantêm na natureza em períodos interepidêmicos. Este trabalho objetiva verificar a presença de transmissão vertical do vírus dengue em populações naturais de machos de Ae. aegypti e Ae. albopictus e apresentar levantamento bibliográfico sobre a presença de transmissão vertical dos vírus dengue, chikungunya e Zika nessas mesmas espécies no mundo. Para isso, ovos de ambas as espécies foram coletados no Parque Municipal do Piqueri, Zona Leste de São Paulo, SP, com o uso de ovitrampas. Os ovos foram criados em condições laboratoriais até a forma adulta. Esses adultos foram criopreservados em freezer -80ºC para posterior extração do RNA viral e amplificação por técnica de PCR. O levantamento bibliográfico será realizado através de buscas nas principais bases de pesquisa online. Os artigos serão lidos, avaliados e, posteriormente, separados pelo tipo de vírus e unidade espacial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-DE-LIMA, VICTOR HENRIQUE; LIMA-CAMARA, TAMARA NUNES. Natural vertical transmission of dengue virus in Aedes aegypti and Aedes albopictus: a systematic review. PARASITES & VECTORS, v. 11, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.