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Língua estrangeira em ambientes virtuais de aprendizagem: produção oral, letramentos acadêmicos e multimodalidade

Processo: 17/12687-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 30 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de junho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Claudia Hilsdorf Rocha
Beneficiário:Claudia Hilsdorf Rocha
Anfitrião: Josephus Johannes Bezemer
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University College London (UCL), Inglaterra  
Assunto(s):Ambiente virtual de aprendizagem   Língua estrangeira

Resumo

Marcado por uma natureza de ordem documental, exploratória e também propositiva, dentro das especificidades da pesquisa de bases qualitativas no campo da linguística aplicada, este trabalho volta-se ao gêneros orais acadêmicos em inglês e português como línguas estrangeiras em ambientes virtuais de aprendizagem. O foco na oralidade justifica-se pela complexidade das práticas orais e das decorrentes dificuldades para seu tratamento em processos de ensino-aprendizagem auto-monitorados. A demanda pela proficiência oral em LE por parte de graduandos e pós-graduandos, em tempos de mobilidade e internacionalização do Ensino Superior, bem como a limitação de estudos nesse campo também evidenciam a relevância da pesquisa proposta. Com o objetivo geral de investigar e especificar bases teoricamente sustentadas para o desenho instrucional de um futuro curso virtual aberto para o grande público (do inglês - Massive Open Online Course/MOOC), este estudo pretende auxiliar políticas educacionais preocupadas com a internacionalização das universidades brasileiras e com a difusão do português e da cultura brasileira. A partir de uma perspectiva discursiva da linguagem e crítica frente à educação linguística, o presente estudo visa, especificamente, ampliar o referencial teórico sobre multimodalidade em ambientes virtuais de aprendizagem; investigar recursos tecnológicos capazes de viabilizar o trabalho com produção oral em ambientes digitais; discutir (com pares), expandir e delinear encaminhamentos teórico-práticos vinculados ao uso das redes sociais como recursos capazes de criar espaços ou comunidades de aprendizagem em ambiente virtuais; e, por fim, elencar os principais fundamentos do projeto técnico-pedagógico de um curso virtual de línguas estrangeiras voltado à produção de gêneros orais acadêmicos.