Busca avançada
Ano de início
Entree

Inter-relação entre células tumorais e imunes na invasão e metástase do carcinoma oral de células escamosas (espinocelular): estudo em novo modelo in vivo

Processo: 17/14283-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 08 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 07 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Rossa Junior
Beneficiário:Carlos Rossa Junior
Anfitrião: Nisha Jacintha da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Michigan, Estados Unidos  
Assunto(s):Patologia bucal   Neoplasias bucais   Metástase   Resposta imune   Invasão celular

Resumo

O carcinoma oral de células escamosas é o tipo mais comum de câncer oral e apresenta pobre prognóstico. Aproximadamente metade dos pacientes morre dentro de 5 anos do diagnóstico. A resposta ao tratamento é muito variável, mesmo entre os pacientes diagnosticados precocemente. Este fato demonstra a importância de identificar biomarcadores para prognóstico da resposta ao tratamento, bem como novas estratégias e alvos terapêuticos potenciais. Do ponto de vista clínico, a metástase e invasão loco-regional são os aspectos mais críticos da progressão do câncer, uma vez que mais de 90 da mortalidade é causada pela metástase. A resposta imune ao câncer oral é considerada prognóstica de seu comportamento. Recentemente, a modulação da resposta imune tem ganhado crescente atenção e importância no desenvolvimento de novas terapias para o câncer oral. Considerando a heterogeneidade do câncer oral, é provável que múltiplas vias imunológicas influenciem a progressão do tumor. Estudos recentes pela colaboradora/supervisora nesta proposta demonstraram que o receptor acoplado à proteína G (GALR2), tem um importante papel na progressão do câncer oral via secreção de citocinas. Em estudos realizados em colaboração, demonstramos que a atividade de GALR2 influencia a proliferação e fenótipo das células imunes. O objetivo desta proposta é elucidar o mecanismo pelo qual o câncer oral modula a resposta imune via GALR2 para promover a evasão da imuno-vigilância, invasão tumoral e metástase. A hipótese é que a ativação aumentada de GALR2 em células tumorais afeta o microambiente tumoral tornando-o mais favorável para a progressão do tumor por meio de efeitos autócrinos nas próprias células neoplásicas bem como por efeitos parácrinos nas células imunes presentes no microambiente tumoral, afetando a plasticidade da resposta imune. O embasamento desta proposta é que a elucidação do mecanismo de evasão da resposta imune associado ao eixo GALR2/galanina poderá identificar novos alvos terapêuticos para o resgate da imunidade anti-tumoral. A hipótese principal será testada por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) determinar a relevância da atividade de GALR2 em células tumorais para a invasão e metástase tumoral na presença de células imunes in vivo, e 2) investigar o mecanismo de modulação da progressão do tumor pela atividade de GALR2 in vivo Os estudos propostos investigarão um aspecto importante, mas relativamente pouco estudado da progressão do câncer oral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIU, M.; BANERJEE, R.; ROSSA JR, C.; D'SILVA, N. J. RAP1-RAC1 Signaling Has an Important Role in Adhesion and Migration in HNSCC. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 99, n. 8 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
ROSSA, JR., CARLOS; D'SILVA, NISHA J. Non-murine models to investigate tumor-immune interactions in head and neck cancer. Oncogene, v. 38, n. 25, p. 4902-4914, JUN 20 2019. Citações Web of Science: 0.
ROSSA, JR., CARLOS; D'SILVA, NISHA J. Immune-relevant aspects of murine models of head and neck cancer'. Oncogene, v. 38, n. 21, p. 3973-3988, MAY 23 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.