Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da fosforilação nas interações proteína-proteína na regulação do splicing em Saccharomyces cerevisiae

Processo: 17/11544-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Thierry Pueblo Freitas Girotto
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae   Fosforilação   Interação proteína-proteína   Spliceossomos   Processamento de RNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cwc24 | fosforilação | Saccharomyces cerevisiae | splicing | Controle Pós-Transcricional da Expressão Gênica em Eucariotos

Resumo

Splicing é o nome dado a reação de remoção de introns em pré-RNAs e a ligação de exons para formar mRNAs maduros. É catalisado pelo spliceossomo, um complexo altamente dinâmico formado por snRNPs, associações entre snRNAs e proteínas, facilitando o processo de excisão das sequências não codificadoras por meio de duas reações de transesterificação. O spliceossomo não se encontra na célula como um complexo pré-formado, pelo contrário, é montado de novo em cada pré-RNA que será processado. Para isso, a montagem é sequencial e coordenada em grande parte pelas interações proteicas, as quais são cuidadosamente reguladas, muitas vezes por modificações pós-traducionais, como fosforilação, ubiquitinação, sumoilação, entre outras, que podem influenciar as funções das proteínas, e consequentemente, etapas durante o splicing. Uma proteína essencial em Saccharomyces cerevisiae que possui um papel fundamental no splicing é Cwc24, responsável por proteger o 5´SS (splice site) de um ataque nucleofílico prematuro durante a primeira reação de transesterificação, e que auxilia na estabilização da ligação do complexo U2 snRNP ao pré-RNA. Cwc24 interage com diversas proteínas da maquinaria do splicing: foi primeiramente isolada com Cef1, e foi mostrada sua interação com a Prp8 e Brr2, assim como com Prp2 e Nop17. A proteína Cwc24 possui sítios de fosforilação, o que leva a crer que ela sofra modificações. O objetivo deste trabalho é analisar o papel da fosforilação na interação da Cwc24 com outros fatores do spliceossomo, avaliando quais sítios de fosforilação são essenciais para a função desta proteína.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIROTTO, Thierry Pueblo Freitas. Estudo da fosforilação da Cwc24 como fator de splicing em Saccharomyces cerevisiae. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.