Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de componentes do metabolismo energético ao longo do crescimento em cultura de Arcella intermedia

Processo: 17/16077-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 08 de outubro de 2017
Vigência (Término): 07 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Daniel José Galafasse Lahr
Beneficiário:Giulia Magri Ribeiro
Supervisor no Exterior: Laura Aline Katz
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Smith College, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/14402-1 - Análise do perfil de expressão gênica de Arcella vulgaris ao longo de sua curva de crescimento em laboratório, BP.MS
Assunto(s):Metabolismo   Expressão gênica   Evolução molecular   Micro-organismos

Resumo

O crescimento microbiano é um processo complexo que envolve inúmeras reações metabólicas que resultam em divisão celular. As curvas de crescimento típico têm 4 fases: lag, log, estacionária e declínio. Arcella intermedia não parece seguir exatamente esse mesmo padrão de crescimento. In vitro, o crescimento celular depende de vários fatores, como o pH,Temperatura, osmolalidade, concentração de gás, substratos de superfície disponíveis e estado deAs células na inoculação. Durante o cultivo in vitro de células animais, qualquer mudança das condições ambientais ideais pode resultar em uma rápida diminuição da viabilidade da célula. Todas as células vivas "trabalham", e para fazer esses trabalhos a célula precisa de energia.As vias metabólicas são reguladas em vários níveis dentro da célula. E já foi mostrado que essas regulações são muito variáveis em protistas. Com RNAseq podemos identificar genes e transcritos ativos nas células. Isso é útil paraIdentificar genes expressos diferencialmente, que devem estar respondendo a sinais do meio ambiente. Neste projeto, pretendemos investigar as modificações do metabolismo energetico em toda a linhagem do crescimento de amebas. Nós já geramos dados do transcriptoma (RNAseq). Nós vamosFazer uma análise computacional para extrair genes relacionados ao metabolismo e tentar compreender seu padrão de expressão ao longo da curva de crescimento da ameba. Pretendo fazer isso no decorrer de um mês. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, GIULIA M.; PORFIRIO-SOUSA, ALFREDO L.; MAURER-ALCALA, XYRUS X.; KATZ, LAURA A.; LAHR, DANIEL J. G. De novo Sequencing, Assembly, and Annotation of the Transcriptome for the Free-Living Testate Amoeba Arcella intermedia. Journal of Eukaryotic Microbiology, v. 67, n. 3 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.