Busca avançada
Ano de início
Entree

Refinamento da cronoestratigrafia do magmatismo silícico na Província Magmática Paraná utilizando a técnica de datação U-Pb CA-ID-TIMS em zircão

Processo: 17/18220-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 07 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 06 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Valdecir de Assis Janasi
Beneficiário:Brenda Chung da Rocha
Supervisor no Exterior: Urs Schaltegger
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Genève, Suíça  
Vinculado à bolsa:16/23266-4 - Idade e duração do magmatismo ácido na Província Magmática Paraná a partir de datações 40Ar-39Ar em sanidina e U-Pb em zircão e badeleíta, BP.PD
Assunto(s):Geocronologia

Resumo

A Província Magmática Paraná-Etendeka (PMPE) é uma das maiores LIPs do mundo, com até 1.000.000 km3 de rochas vulcânicas preservadas, e está relacionada à fragmentação do Gondwana durante o Cretáceo Inferior. As rochas vulcânicas silícicas (tipos Chapecó e Palmas) preservam o maior volume (cerca de 45.000 km3, dos quais 15.000 km3 estão no Brasil) entre outras províncias CFB (Continental Flood Basalts) e ocorrem como unidades de composição variada (dacítica a riolítica, com alto e baixo Ti) em diferentes posições estratigráficas. O projeto proposto visa determinar as idades U-Pb de alta precisão em zircão usando a técnica CA-ID-TIMS em amostras de rochas vulcânicas silícicas selecionadas de estudos estratigráficos anteriores. CA-ID-TIMS (chemical abrasion isotope dilution thermal ionization mass spectrometry) é a técnica de geocronologia U-Pb mais precisa (0.1% de incertezas) atualmente disponível, que é necessária para determinar os intervalos de tempo de pulsos magmáticos em LIPs e correlacionar eventos geológicos em escala global. Este projeto será realizado na Universidade de Genebra (Suíça), sob a supervisão do professor Urs Schaltegger, especialista em geocronologia U-Pb de alta precisão em minerais acessórios para determinar as escalas de tempo para a formação de LIPs. A aplicação da técnica de datação CA-ID-TIMS seria fundamental para determinar o tempo e a duração do magmatismo silícico em unidades estratigráficas-chave do PMPE, que serão combinadas com as idades 40Ar/39Ar em sanidina, permitindo um refinamento completo da cronoestratigrafia da província. A presente proposta é de grande importância na reconstrução da escala de tempo geológico e pode fornecer uma contribuição sólida para a desejada calibração cruzada dos dois métodos nesse período (Cretáceo Inferior) da história da Terra.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, BRENDA C.; DAVIES, JOSHUA H. F. L.; JANASI, VALDECIR A.; SCHALTEGGER, URS; NARDY, ANTONIO J. R.; GREBER, NICOLAS D.; LUCCHETTI, ANA CAROLINA F.; POLO, LIZA A. Rapid eruption of silicic magmas from the Parana magmatic province (Brazil) did not trigger the Valanginian event. GEOLOGY, v. 48, n. 12, p. 1174-1178, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.