Bolsa 17/12797-1 - Biota, Flora - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Trocas bióticas entre biomas da região neotropical: evidências das Bignoniaceae e de outros clados de angiospermas

Processo: 17/12797-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 23 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 22 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Lúcia Garcez Lohmann
Pesquisador Anfitrião: Paul Fine
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:12/50260-6 - Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biota   Flora   Biogeografia   Evolução vegetal   Angiospermas   Bignoniaceae   Região neotropical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiospermas | Bignoniaceae | Biogeografia | Diversificação | Evolução | Flora neotropical | Evolução da Biota Neotropical

Resumo

A distribuição desigual de taxa pelo Globo têm intrigado cientistas por muito tempo. Em particular, a observação de que a região Neotropical é mais diversa que a região Paleotropical levou ecólogos, biólogos evolutivos, sistematas e biogeógrafos a buscarem explicações para este padrão ao longo de centenas de anos. De fato, poucos aspectos têm intrigado tanto cientistas como a origem e evolução da biota Neotropical. Hipóteses como "berçário" ou "Museu" podem nos ajudar a entender os padrões de diversificação na região Neotropical. Estas hipóteses podem ser explicitamente testadas através de filogenias calibradas de linhagens individuais. Estes tipos de estudos requerem conhecimento detalhado da idade de divergência de clados particulares, as quais podem ser obtidas através da datação de filogenias disponíveis. Apesar dos grandes benefícios associados ao uso de filogenias datadas para um melhor entendimento da história biogeográfica de organismos e biotas, esta não é uma tarefa trivial dado que exige um conhecimento muito profundo do registro fóssil. Até hoje, poucos estudos utilizaram um registro fóssil compreensivo para datar filogenias de organismos diferentes. Este projeto visa analisar o extensivo registro fóssil disponível para as Bignoniaceae e utilizar esta informação como base para calibrar a filogenia disponível para este grupo. A filogenia datada derivada deste estudo será relacionada à eventos climáticos passados para testar hipóteses biogeográficas específicas paras as Bignoniaceae, um componente conspícuo da biota Neotropical. Resultados derivados do estudo com as Bignoniaceae serão então combinados com filogenias datadas de diversos outros clados de angiospermas de forma a obter um panorama compreensivo das trocas biónicas entre biomas, especialmente entre a Amazônia e a Mata Atlântica. Este projeto é parte de um projeto mais amplo intitulado "Estruturação e evolução da biota Amazônica e seu ambiente: Uma abordagem integrativa" (FAPESP 2012/50260-6) e do projeto "Integrando disciplinas para a predição da biodiversidade da Floresta Atlântica" (FAPESP 2013/50297-0). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOORN, CARINA; LOHMANN, LUCIA G.; BOSCHMAN, LYDIAN M.; CONDAMINE, FABIEN L.. Neogene History of the Amazonian Flora: A Perspective Based on Geological, Palynological, and Molecular Phylogenetic Data. ANNUAL REVIEW OF EARTH AND PLANETARY SCIENCES, v. 51, p. 28-pg., . (18/23899-2, 12/50260-6, 17/12797-1)
ANTONELLI, ALEXANDRE; ARIZA, MARIA; ALBERT, JAMES; ANDERMANN, TOBIAS; AZEVEDO, JOSUE; BACON, CHRISTINE; FAURBY, SOREN; GUEDES, THAIS; HOORN, CARINA; LOHMANN, LUCIA G.; et al. Conceptual and empirical advances in Neotropical biodiversity research. PeerJ, v. 6, . (14/18837-7, 13/04170-8, 12/50260-6, 17/12797-1)