Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da modulação da resposta hormonal aguda sistêmica e local na regulação das células satélites muscular em indivíduos treinados em força.

Processo: 17/18069-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 11 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Carlos Ugrinowitsch
Beneficiário:Felipe Cassaro Vechin
Supervisor no Exterior: Jakob Vingren
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of North Texas, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/19526-8 - Efeito da modulação da resposta hormonal aguda sistêmica e local na regulação das células satélites muscular em indivíduos treinados em força., BP.DR
Assunto(s):Treinamento de força   Androgênios   Hipertrofia muscular

Resumo

O treinamento de força (TF) é uma das mais efetivas estratégias para proporcionaraumentos significativos de força e massa muscular. Entretanto, quanto maior o nível detreinamento dos indivíduos, menores são os ganhos de força e massa muscular. Dentreos mecanismos propostos para explicar a diminuição nos ganhos de massa muscular(e.g. hipertrofia muscular), a teoria do domínio mionúclear vem ganhando atenção. Essateoria coloca que cada mionúcleo, núcleo da célula muscular, é responsável pelaorganização de um espaço celular determinado. Com o crescimento da célula, a partir deuma determinada magnitude, esses mionúcleos começam a não conseguir aumentar suasfunções (e.g. síntese proteica), fazendo com que o aumento na área da fibra atinja umefeito teto. A partir desse momento, parece necessário que a célula muscular aumentesua quantidade de mionucleos para que esse efeito seja superado. Dessa forma, para quea quantidade de mionúcleos possa aumentar, um grupo de células capazes de sofrerdivisão celular e que se encontram em estado quiescente, as células satélites musculares,precisam ser ativadas e se diferenciarem, originando novos mionúcleos. Dentre osprincipais fatores responsáveis pela ativação das células satélites estão os hormôniosanabólicos e fatores de crescimento como a testosterona e o hormônio do crescimento eo fator de crescimento mecânico (MGF). Assim, a resposta hormonal sistêmica pode terpapel mais predominante no processo de hipertrofia muscular, via modulação dos níveislocais de hormonios e MGF, na ativação, proliferação e diferenciação de célulassatélites em indivíduos treinados, nos quais os mionúcleos existentes atingiram acapacidade máxima de síntese proteica, e novos mionucleos são necessários paraaumento da síntese proteica. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é investigar sea resposta hormonal sistêmica aguda afeta os níveis locais desses hormônios e fatores decrescimento com consequente efeito dessa modulação na regulação das células satélitesmuscular em indivíduos treinados em força.