Bolsa 17/11060-5 - Biomateriais, Hidrogéis - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de hidrogéis supramoleculares injetáveis baseados em peptídos RGD modificados

Processo: 17/11060-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Luanda Chaves Vieira Lins
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/25406-5 - Organizando a matéria: colóides formados por associação de surfactantes, polímeros e nanopartículas, AP.TEM
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Tecidos suporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomaterial | hidrogel | Peptídos | scaffolds | Engenharia de biomateriais

Resumo

A engenharia de tecidos é um campo interdisciplinar e emergente que aplica princípios químicos e biológicos para combater a perda de tecido através de um andaime no qual mimetiza as propriedades do tecido perdido. Um suporte celular injetável pode ser um hidrogel inchado de água, e sua propriedades sólido-líquido têm atraído o interesse dos laboratórios acadêmicos e industriais. Graças à sua boa viscoelasticidade, alto teor de água e biocompatibilidade, os hidrogéis são bons candidatos para aplicações biomédicas, tais como engenharia de tecidos, cartilagem artificial, vasos e articulações protéticas, etc. O suporte celular injetável para engenharia de tecidos deve ter propriedades físicas que permitam a sua injeção através de uma seringa. Entretanto, quando implantado no corpo, o hidrogel deve manter a forma desejada de um local específico no qual foi implantado, sem difusão ou movimento, adquirindo propriedades mecânicas mais significativas, ou seja, sólido ou gel-rígido. Isto significa que uma solução líquida é injetada e deve formar um sólido in situ. O suporte celular à base de agarose é um exemplo típico que sofre uma transição sol-gel através de reticulação física. Contudo, o desenvolvimento de hidrogéis de agarose para o crescimento celular e regeneração de tecidos pode não ser adequado devido a sua pobre interação celular. Assim, é necessária uma estratégia alternativa capaz de melhorar a adesão e a viabilidade das células estaminais no hidrogel. Agarose e peptídeos funcionalizados com dímeros podem ser facilmente conjugados para explorar novas combinações de materiais com ótimas propriedades biológicas. Os dímeros io homo-complementar (UPy) e hetero-complementar de oligoamidas simétricas e assimétricas (SOA-AOA) serão investigadas sistematicamente. Esta é uma abordagem modular baseada na construção de conjugados supramoleculares para formar andaimes de hidrogel com propriedades adaptáveis. Neste projeto, propomos um novo biomaterial baseado na formação in situ de hidrogéis supramoleculares termossensíveis para o liberação de células-tronco mesenquimais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINS, LUANDA; WIANNY, FLORENCE; DEHAY, COLETTE; JESTIN, JACQUES; LOH, WATSON. Adhesive Sponge Based on Supramolecular Dimer Interactions as Scaffolds for Neural Stem Cells. Biomacromolecules, v. 21, n. 8, p. 3394-3410, . (17/11060-5)
LIVI, SEBASTIEN; LINS, LUANDA C.; CAPELETTI, LARISSA B.; CHARDIN, CHARLINE; HALAWANI, NOUR; BAUDOUX, JEROME; CARDOSO, MATEUS B.. Antibacterial surface based on new epoxy-amine networks from ionic liquid monomers. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 116, p. 56-64, . (17/11060-5, 17/26471-0, 15/25406-5, 17/01167-7)