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Condicionador Eletrônico de Potência para Barramento de Tensão CC em Sistema Elétrico Aeronáutico

Processo: 17/11623-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 19 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Mateus Pinheiro Dias
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/21436-5 - Condicionador Eletrônico de Potência para Barramento CC em sistema Elétrico Aeronáutico, BE.EP.MS
Assunto(s):Eletrônica de potência   Qualidade da energia elétrica

Resumo

Dentro do contexto denominado More Electric Aircraft (MEA), que visa a substituição de atuadores pneumáticos ou hidráulicos por atuadores eletromecânicos, ocorre o aumento do consumo de energia elétrica dentro de um avião. O aumento da tensão do barramento CC de 270 V para 540 V (+/- 270 V) tem como finalidade permitir ulterior aumento na demanda. No entanto, a depender do tipo de retificador empregado, pode trazer problemas de conformidade com as normas que regulam a qualidade da energia no lado CA, que corresponde aos geradores embarcados. Este projeto propõe o uso de um Condicionador de Energia Elétrica (CEE) para mitigar efeitos indesejados de Qualidade da Energia Elétrica encontrados no barramento CC da aeronave, em especial, mas não exclusivamente, o desbalanço de corrente.