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Determinantes do sucesso de campanhas de financiamento por meio de crowdfunding

Processo: 17/09306-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de outubro de 2017
Vigência (Término): 15 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Wesley Mendes-Da-Silva
Beneficiário:Wesley Mendes-Da-Silva
Pesquisador Anfitrião: David Vandyke Gibson
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Texas at Austin (UT), Estados Unidos  
Assunto(s):Finanças   Financiamento   Mercado de capitais   Startups   Inovações tecnológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equity Crowdfunding | Financiamento a negócios nascentes | Inovacao Financeira | Inovação tecnológica | Mercados de Capitais | Startups | Finanças

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados por negócios nascentes é a dificuldade para acessar capitais a custos que permitam a viabilidade do negócio. Em adição, a dificuldade de financiamento para startups induz efeitos negativos sobre a sociedade, tais como: desemprego, reduzidos índices de inovação em negócios, e a predominância da baixa produtividade. A esse respeito, a procura por modalidades alternativas de financiamento, e o surgimento de novas tecnologias, têm provocado o desenvolvimento da indústria do financiamento coletivo. Contudo, mesmo nas economias mais desenvolvidas, o entendimento dos determinantes do sucesso das campanhas de captação de recursos via crowdfunding ainda é uma questão em aberto. No âmbito das economias emergentes existe o agravante da ausência de regulação do mercado composto pelas operações ocorridas por esse meio. Diante dessa constatação, o presente trabalho propõe-se a verificar associações entre atributos dos projetos, bem como da sua localidade de origem, e o sucesso da campanha de captação de recursos financeiros via crowdfunding. Este trabalho utilizará dados de projetos financiados no Estado de São Paulo, ou nos Estados Unidos, entre 2013 e 2017. Serão empregados modelos de regressão OLS e de resposta binária (para testar os determinantes do sucesso das campanhas de financiamento), e modelos de análise de sobrevivência (para testar os determinantes do tempo de exposição na plataforma até que a meta de financiamento seja atingida). Os resultados deste projeto, em conjugação com a regulação da atividade de crowdfunding, podem ser relevantes para investidores, formadores de políticas públicas, e pesquisadores. Destaca-se ainda o elevado potencial de impacto social desta proposta. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPS, ISRAEL JOSE DOS SANTOS; MENDES-DA-SILVA, WESLEY; LEAL, CRISTIANA CERQUEIRA; SANTOS, DANILO BRAUN. Reward crowdfunding campaigns: Time-to-success analysis. JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH, v. 138, p. 214-228, . (17/09306-6)
MENDES-DA-SILVA, WESLEY; FELIPE, ISRAEL; LEAL, CRISTIANA CERQUEIRA; AGUIAR, MARCELO OTONE. How the tone of mass media news affects pledge amounts in reward crowdfunding campaigns. JOURNAL OF SMALL BUSINESS MANAGEMENT, v. N/A, p. 29-pg., . (17/09306-6)
ROSSONI, LUCIANO; ARANHA, CEZAR EDUARDO; MENDES-DA-SILVA, WESLEY. The Complexity of Social Capital: The Influence of Board and Ownership Interlocks on Implied Cost of Capital in an Emerging Market. COMPLEXITY, v. N/A, p. 12-pg., . (14/26003-9, 17/09306-6)
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE; WESLEY MENDES-DA-SILVA; ISMAEL ALI; EDUARDO DE REZENDE FRANCISCO. Good News from Mass Media Induces More Investments in the Equity Crowdfunding Market. BAR, Braz. Adm. Rev., v. 20, n. 1, . (17/09306-6)

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