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Musicalidade e AUTISMO:o real da linguagem e a legitimação do sujeito no laço social

Processo: 17/07157-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Dionisio
Beneficiário:Bruno Gonçalves dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/09195-5 - Musicalidade e autismo: o real da linguagem e a legitimação do sujeito no laço social, BE.EP.DR
Assunto(s):Transtorno autístico   Psicanálise

Resumo

Este projeto de pesquisa de doutorado parte da psicanálise Freud-Lacan como campo teórico, mais especificamente das contribuições de Lacan em seu último ensino, para discorrer sobre a musicalidade e suas implicações na constituição do sujeito. Desdobramos daí a possibilidade de sujeitos autistas poderem se legitimar no laço social através da musicalização como meio de linguagem. Fundamentando o conceito de musicalidade através da relação primordial entre significante sonoro e Real afônico, discorremos sobre a anterioridade do som com relação ao processo de significação. O conceito de Real em Lacan é discutido na constituição da linguagem, assim como sua implicação nos mecanismos psíquicos de foraclusão (Verwerfung) e de elisão, sendo este último específico da condição autística. Neste sentido, a musicalidade está antes da ligação do significante ao significado, e consequentemente em momento lógico anterior ao processo de significação. A manifestação musical aponta estar no campo da enunciação enquanto ato, e não do enunciado, indicando novas vias para a mediação entre autismo e laço social. A partir da leitura psicanalítica, articulamos a musicalidade com as relações de estruturação psíquica e a constituição do sujeito no meio sonoro/acústico. Por fim, esta proposta pretende avançar sobre as produções teóricas já desenvolvidas em pesquisa de Mestrado ocorrida em 2014-2017 sobre a mesma temática, desta vez propondo uma práxis que permita viabilizar os desenvolvimentos teóricos a partir de uma pesquisa-intercessão. Derivando este projeto como continuação e aprofundamento de pesquisa anterior realizada com êxito, torna-se oportuno pensarmos meios de formalizar os fundamentos da práxis, contribuindo para o campo psicanalítico, para o campo da música e para a bibliografia existente acerca do autismo.

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