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A arte do rodeio: uma etnografia da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos

Processo: 17/07087-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 04 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Nashieli Cecilia Rangel Loera
Beneficiário:Carlos Eduardo Machado
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte do rodeio | Barretos | festa do peão | representações do rural | Antropologia Rural

Resumo

"Arte do rodeio" é uma expressão utilizada pelos participantes da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos para referir tanto à grandiosidade e prestígio do evento, quanto à atmosfera e experimentações festivas que tomam a cidade nos dias de sua realização. A festa é experimentada pelos interlocutores como "magia", "paixão", "farra", "fervo", "esquentas", espaços da cidade são ocupados e formas de lazer configuradas em torno do "rural" produzem sentidos sobre esse universo. Estima-se que, em 2016, cerca de um milhão de pessoas tenham passado por Barretos durante a festa. De maneira geral, tem-se notado nos últimos anos um aumento significativo em torno da valorização das festas rurais, festas do peão ou de rodeio, feiras agrícolas, circuitos de exposições agropecuárias, entre outras formas e buscar por lazer e turismo que envolve o "mundo rural". As festas de rodeio, em especial, são prestigiadas pelas montarias em touros, onde peões e cowboys demonstram suas habilidades. Apesar disso, recentemente no Brasil, reacendeu a discussão sobre o valor cultural das práticas esportivas e manifestações culturais com animais, implicando diretamente nos significados dessa "arte dos rodeios". O objetivo desta pesquisa é compreender os sentidos dessa "arte" e o universo de festa que envolve o mundo dos rodeios, para isto, busca-se sob um enfoque etnográfico analisar a Festa do Peão de Barretos, considerando os múltiplos agentes, acontecimentos, situações, relações, práticas, imaginários, representações e categorias que configuram esse mundo social.

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