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Universos na palma da mão: a união entre o erudito contemporâneo e o popular brasileiro presentes nas obras de Arrigo Barnabé

Processo: 17/11036-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Denise Hortência Lopes Garcia
Beneficiário:Thales Roel Pacobahyba Pessanha
Instituição Sede: Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Composição musical   Música contemporânea   Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Arrigo Barnabe | composição | Música Contemporânea | música popular brasileira | Vanguarda Paulista | Análise Musical

Resumo

A referente pesquisa tem como objetivo geral a observação dos elementos de música erudita contemporânea implementados por Arrigo Barnabé em sua obra que compõe o repertório de música popular brasileira. Para isso serão analisadas duas obras que correspondem a fases distintas da carreira do compositor. A primeira, refere-se ao seu álbum de estreia Clara Crocodilo (1982) chamada "Sabor de Veneno". Nela observaremos os elementos chave que Arrigo utilizou para quebrar os padrões até então vigentes em nossa MPB, além de observar aqueles dos quais ele não abriu mão, para que tal música não se descaracterizasse. Já a segunda está inserida em seu quarto álbum, Gigante Negão (1994), e chama-se "Tumulto". Nessa música iremos observar se houve alguma inserção, regressão ou estagnação dos elementos contemporâneos e seriais utilizados e aproveitados por Arrigo Barnabé em seu álbum de estreia, além de analisar se há novas técnicas composicionais ou novos recursos timbrísticos. Para que tal pesquisa se consolide, antes de mais nada, serão observadas características de músicas presentes no universo popular brasileiro, e em seus variados gêneros, além daquelas encontradas no universo erudito contemporâneo. Tudo isso para que a análise e a comparação de ambas as músicas de Arrigo não se fundamentem apenas em um dos lados, mas sim que tenham um fim em si mesmas, possibilitando e garantindo, assim, uma análise composicional e não, simplesmente, uma análise de gênero. (AU)

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