Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições dè üma poética magritteana Pará a psicanálise: diálogos entre processos dè subjetivação e obra dè arte

Processo: 16/25452-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Dionisio
Beneficiário:Alan Ricardo Floriano Bigeli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Poética   Psicanálise

Resumo

O universo estético do pintor belga René Magritte provoca uma série de inquietações amparadas na realidade corriqueira do cotidiano. O pintor se dedica, por meio de procedimentos próprios, a investigações acerca daquilo que designava como a resolução de problemáticas, ou seja, nesse sentido buscava, através do exercício de sua produção artística, modos possíveis de compreensão para certas relações aparentemente banais que, para ele, apresentavam-se como misteriosas, justamente por sua estranha trivialidade. Através dessa pesquisa, busca-se produzir um conhecimento que possa lançar diálogos entre a obra de Magritte e a psicanálise, no sentido de uma possível compreensão sobre as singularidades poéticas do pintor, onde ele ressalta a importância de incitar certos sentimentos particularmente inquietantes em quem observa seu trabalho, atentando-nos também para a compreensão dessa poética que o pintor propõe e procurando entender suas interlocuções com noções poéticas mais atuais. Nessa instância, partimos com o objetivo de investigar quais seriam as possíveis influências das produções de Magritte para os processos de subjetivação amparados pela teoria psicanalítica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIGELI, Alan Ricardo Floriano. Contribuições de uma poética magritteana para a psicanálise : diálogos entre processos de subjetivação e obra de arte. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.