Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmicas quânticas abertas não-triviais motivadas por tecnologias quânticas

Processo: 17/09058-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Fernando Luis Semião da Silva
Beneficiário:Wallace Santos Teixeira
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/26726-1 - Simulação de sistemas quânticos abertos com circuitos supercondutores, BE.EP.DR
Assunto(s):Óptica quântica   Sistema quântico   Tecnologia quântica

Resumo

Sistemas físicos reais encontram-se sempre sujeitos a interações com o ambiente e, portanto, devem ser vistos como sistemas abertos. Nas abordagens usuais, modela-se essa situação admitindo que o sistema de interesse acopla-se linearmente a um reservatório consistindo de um grande número de osciladores harmônicos independentes. Muitos resultados interessantes decorrem dessa abordagem que se aplica a um grande número de situações físicas nas quais nenhum controle é possível sobre o reservatório. Contudo, nas últimas décadas, é crescente o controle experimental sobre sistemas quânticos variados (ions aprisionados, gases quânticos, circuitos supercondutores, etc.) tal que é possível pensar no desenvolvimento de ambientes ou reservatórios controlados com vistas a uma dinâmica aberta com propriedades particulares. O objetivo desse trabalho e desenvolver modelos microscópicos de reservatórios a partir de interações controláveis experimentalmente. As aplicações desse tipo de estudo são variadas. Pode-se, por exemplo, pensar em Engenharia de Reservatórios com vistas a preparação de estados quânticos específicos como estado assintótico da dinâmica aberta. Outra possibilidade e ampliar os estudos atuais de Física Estatística fora do equilibrio, usualmente realizados com o uso de reservatórios térmicos simples, para esses novos modelos de reservatórios que serão desenvolvidos neste doutorado. Espera-se, portanto, que, ao longo deste projeto, modelos de dinâmicas abertas testáveis experimentalmente possam ser desenvolvidos para aplicações em áreas diversas como óptica e informação quântica, Física Atômica e Física Estatística. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, WALLACE S.; NICACIO, FERNANDO; SEMIAO, FERNANDO L. Inducing nontrivial qubit coherence through a controlled dispersive environment. Physical Review A, v. 99, n. 3 MAR 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.