Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação dos neurônios noradrenérgicos do locus coeruleus na geração central das atividades inspiratória e expiratória em resposta à ativação dos quimiorreceptores centrais de ratos

Processo: 17/09071-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Davi José de Almeida Moraes
Beneficiário:Karolyne Silva Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Locus cerúleo   Hipercapnia   Fenômenos fisiológicos respiratórios

Resumo

Em condições de repouso a inspiração é um fenômeno ativo enquanto que a expiração é um fenômeno passivo, isto é, a atividade dos músculos expiratórios abdominais é pouco expressiva. Em condições de desafios metabólicos, como em condições de aumento da pressão parcial de CO2 e da [H+] no sangue arterial (hipercapnia/acidose), ocorre um aumento da atividade inspiratória e a expiração passa a ser ativa, produzindo aumentos da atividade dos músculos abdominais (ativação dos quimiorreceptores centrais). O Locus Coeruleus (LC) contém neurônios noradrenérgicos que aumentam sua frequência de potenciais de ação quando expostos a elevados níveis de CO2/[H+] e se comunicam com os neurônios respiratórios do tronco cerebral para fazer ajustes compensatórios na ventilação pulmonar durante condições de hipercapnia/acidose. A partir disso, a hipótese deste projeto é de que os neurônios noradrenérgicos do LC participam da resposta inspiratória e da geração central da expiração ativa frente à ativação dos quimiorreceptores centrais. Para testá-la, os neurônios noradrenérgicos do LC serão seletivamente silenciados de forma aguda e reversível pela aplicação do peptídeo de inseto alatostatina após a transfecção celular seletiva destes neurônios em ratos com um vetor lentiviral para expressar receptores acoplados à proteína G inibitórios de Drosophila para alatostatina. Utilizando preparações in situ de ratos vamos determinar a contribuição da população neuronal noradrenérgica do LC na geração central das atividades de nervos motores inspiratórios e expiratórios em condições basais e em resposta à ativação dos quimiorreceptores centrais usando hipercapnia/acidose, bem como caracterizar as alterações eletrofisiológicas e na modulação respiratória dos neurônios noradrenérgicos do LC. Portanto, os resultados a serem obtidos com esse projeto poderão trazer informações importantes acerca dos substratos neurais envolvidos na geração e modulação da atividade central motora inspiratória e expiratória de ratos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, KAROLYNE S.; SPILLER, PEDRO F.; DA SILVA, MELINA P.; KUNTZE, LUCIANA B.; PATON, JULIAN F. R.; MACHADO, BENEDITO H.; MORAES, DAVI J. A. Locus Coeruleus as a vigilance centre for active inspiration and expiration in rats. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, OCT 23 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Karolyne Silva. Participação dos neurônios noradrenérgicos do Locus Coeruleus na geração central das atividades inspiratória e expiratória em resposta à ativação dos quimiorreceptores centrais de ratos. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.