Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da intermitência térmica e da aplicação de cobertura comestível em secagem de mamão e seus efeitos sobre a eficiência da operação e a qualidade do produto

Processo: 17/08544-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Mauro
Beneficiário:Maria Mariana Garcia de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Secagem de alimentos   Vitamina C   Nutrientes   Filmes comestíveis   Mamão   Qualidade dos alimentos

Resumo

O problema a ser abordado na presente proposta é a considerável perda de nutrientes e de outros atributos de qualidade que geralmente ocorre em frutas submetidas à secagem convencional com ar aquecido, sendo seu uso bastante difundido pela sua relativa simplicidade. A proposta consiste na determinação de condições operacionais de forma racional para a condução do processo de secagem a fim de minimizar perdas nutricionais e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência do processo. A metodologia proposta é a secagem intermitente, a qual, para ser bem sucedida, deve incluir estudos prévios que permitam a determinação adequada de tempos e temperaturas de secagem e tempos de têmpera que melhorem a eficiência do processo, reduzam o consumo energético e preservem o conteúdo nutricional do desidratado. Complementa-se essa metodologia com a utilização de revestimento comestível aplicado previamente à secagem, que protege parcialmente o produto do contato com o oxigênio durante esse processo. Para tanto, o início do projeto consistirá num levantamento bibliográfico detalhado sobre as características dos filmes comestíveis mais utilizados em alimentos, a partir do qual será selecionado um filme com propriedades adequadas para sua aplicação na forma de cobertura comestível, previamente à secagem convectiva. O objeto de estudo será o mamão (Carica papaya L.), uma fruta de origem tropical com bons conteúdos de carotenoides, vitamina C e sais minerais. O mamão pode ter boa parte de sua vitamina C preservada se for desidratado a baixas temperaturas, porém, isso acarreta longos períodos de secagem. A intermitência consistirá na modificação das temperaturas de forma a diminuir o tempo de secagem sem que a temperatura do produto ultrapasse valores pré-determinados. Também serão testados períodos de interrupção de secagem, chamados de períodos de têmpera, durante os quais a umidade do centro do sólido é transferida para sua superfície para, a seguir, a secagem ser retomada. Para o estabelecimento das condições operacionais de intermitência, serão determinadas temperaturas na superfície do sólido assim como a cinética de degradação de vitamina C, durante o período inicial de secagem. A seguir será avaliado o efeito da cobertura e dos diferentes tipos de operação de secagem (com ou sem intermitência) sobre a redução do tempo de processo e sobre as características físicas e nutricionais do produto final. Para avaliar a qualidade durante o armazenamento, ensaios de vida de prateleira acelerada serão conduzidos em pedaços de mamão secados com e sem cobertura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARIA MARIANA GARCIA; DE SOUZA SILVA, KEILA; MAURO, MARIA APARECIDA. Evaluation of Interactions Between Carboxymethylcellulose and Soy Protein Isolate and their Effects on the Preparation and Characterization of Composite Edible Films. FOOD BIOPHYSICS, v. 16, n. 2 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Filmes de proteína de soja e carboximetilcelulose e aplicação como cobertura comestível em secagem intermitente de mamão. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.