Busca avançada
Ano de início
Entree

Rotas para coletas de resíduos sólidos no município de Limeira no contexto de cidades inteligentes

Processo: 17/12249-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Washington Alves de Oliveira
Beneficiário:Giovani Canesin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades inteligentes   Coleta de resíduos sólidos   Coleta de resíduos urbanos   Algoritmos genéticos   Problemas de roteamento de veículos   Limeira (SP)

Resumo

O conceito cidades inteligentes e suas demandas específicas vêm se tornando alvos de pesquisas nos últimos anos. A ferramenta tecnológica, que também podemos chamar de outro conceito, a Internet das Coisas (IoT), vem facilitando a implementação do primeiro. Além disso, o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam cidades com alta infraestrutura tem aberto diversas oportunidades de negócios de tecnologia e novos tipos de demandas por soluções de problemas urbanos. Por exemplo, a população brasileira tem produzido cada vez mais resíduos sólidos urbanos, principalmente nos últimos 15 anos, o que gera elevados custos para o governo no gerenciamento público desses resíduos. Uma alternativa para diminuir tais custos e que já é usada positivamente em algumas cidades, encontra-se na utilização de lixeiras automatizadas (inteligentes), que fornecem informações precisas sobre a quantidade de resíduos que devem ser coletados, contribuindo assim, para melhorar o processo de coleta. Neste projeto, propomos o desenvolvimento de uma metodologia capaz de automatizar o desenho das rotas para serem utilizadas por veículos coletores de resíduos sólidos no município de Limeira, SP. Esta metodologia consiste em três níveis de decisão. No primeiro nível, vamos utilizar um modelo matemático de cobertura de conjuntos para decidir os melhores lugares para localizar cada lixeira inteligente. Em seguida, vamos aplicar um modelo de designação para atribuir para qual terminal de transferência (antes do aterro sanitário) cada lixeira será levada. Por fim, vamos desenvolver um modelo de roteamento de veículos que irá fornecer as melhores rotas para a coleta e transporte de todas as lixeiras. Neste último, as informações fornecidas pelas lixeiras inteligentes são cruciais na alimentação de informações que serão usadas como parâmetros nos modelos matemáticos, auxiliando no gerenciamento da alocação de recursos e nas restrições de capacidade do sistema de coleta. Pretendemos utilizar de forma combinada o uso de solvers e o método do algoritmo genético na resolução dos diversos subproblemas presentes nos níveis de decisão. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.