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Da grife de luxo ao fast fashion: Uma análise das estratégias de produção de coleções colaborativas

Processo: 17/16732-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 01 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Bárbara Venturini Abile
Supervisor no Exterior: Marc Abeles
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Fondation Maison des Sciences de l'Homme, França  
Vinculado à bolsa:16/16686-7 - Da grife de luxo ao fast fashion: uma análise das estratégias de produção de coleções colaborativas, BP.MS
Assunto(s):Modernidade   Sociologia da cultura

Resumo

Partimos da premissa de que a dinâmica atual do mercado de luxo de moda pode auxiliar na compreensão do movimento de aliança entre grifes de luxo e fast fashions, a partir de duas de suas características. A primeira, das chamadas linhas de difusão, marcas secundárias que nascem de uma marca já existente de prestígio no campo, com o objetivo de oferecer os mais diversos produtos utilizando o poder simbólico (BOURDIEU, 2004; 2009) de seu nome. As estratégias dessas linhas são, até certo ponto, semelhantes com as utilizadas nas parcerias. Segunda, da irrupção de conglomerados que controlam as grandes grifes de moda, na conjuntura da globalização dos mercados. Sabe-se que nessa conjuntura valoriza-se a ideia de diversidade e segmentação do mercado (Ortiz, 1994;1998;2015; Michetti, 2015), então investigaremos qual a relação desse fato com a decisão das grandes grifes de luxo colaborarem com fast fashions na criação de roupas. A cidade de Paris foi a escolhida para o desenvolvimento desse projeto, dada sua importância histórica do que hoje conhecemos por moda, e consequentemente, por mercado de luxo. Ao mesmo tempo, Paris também é referência em escolas de sociologia e de moda, oferecendo uma ampla gama de bibliotecas, museus, e centros de estudos e pesquisa. O projeto será desenvolvido considerando três frentes do tema do mercado de luxo: sua relação com o nascimento de linhas de difusão; com a formação de conglomerados; e sua dimensão simbólica. A metodologia se baseará no levantamento e análise de novas bibliografias, observação etnográfica em eventos de moda e participação em grupos de estudos.