Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito citotóxico e ação antimicrobiana/antibiofilme de híbridos de curcumina e cinamaldeído sobre microrganismos de interesse endodôntico.

Processo: 17/05892-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Cristiane Duque
Beneficiário:Vanessa Rodrigues dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade   Cinamaldeído   Biofilmes   Curcumina   Endodontia

Resumo

Embora o tratamento endodôntico convencional reduza significativamente a microbiota presente no interior dos canais radiculares, a permanência de microrganismos devido à complexidade anatômica do sistema de canais radiculares e a resistência destes ao tratamento químico-mecânico podem ocasionar infecções persistentes ou secundárias. Além disso, os agentes irrigantes mais utilizados em Endodontia têm apresentado citotoxicidade e genotoxicidade, especialmente nas concentrações mais altas, sendo tóxicos para os tecidos periapicais. Todos esses efeitos se complicam no caso de dentes permanentes imaturos, pois a ampla abertura do forame apical promove ainda mais contato desses produtos com o tecido vital residual responsável pela formação completa da raiz. Muitos autores tem explorado o uso de fitoquímicos,como a curcumina e o cinamaldeído, visando encontrar compostos biológicos que apresentem propriedades antimicrobianas. A síntese de híbridos de curcumina com outro agente com similar potência antibacteriana, como o cinamaldeído, seria uma estratégia interessante para aumentar seu potencial terapêutico e reduzir as limitações do uso da curcumina isoladamente, como a baixa solubilidade e a coloração. Este presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito citotóxico e ação antimicrobiana/antibiofilme de híbridos de curcumina e cinamaldeído sobre microrganismos de interesse endodôntico. Serão avaliados, a curcumina, o cinamaldeído e 25 compostos híbridos de curcumina-cinamaldeído. A atividade antimicrobiana dos compostos será avaliada pelo ensaio de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) sobre Streptococcus mutans, Lactobacillus acidophilus, Actinomyces israelii, Enterococcus faecalis e Fusobacterium nucleatum.O efeito dos compostos sobre o biofilme será verificado por meio da avaliação da atividade metabólica do biofilme por método colorimétrico (XTT) e também pela contagem das UFC/ml. Os ensaios serão conduzidos com biofilmes isolados e dual-espécies. Será também avaliado o efeito dos compostos sobre o biofilme formado em dentina radicular bovina por análise em Microscopia Confocal. Finalmente, será investigada a toxicidade dos compostos sobre fibroblastos (L-929), pelo método deMTT. Todos os experimentos serão realizados em triplicatas e em dias independentes. Os dados serão analisados estatisticamente. No caso dos dados apresentarem distribuição normal e homogeneidade das variâncias, as variáveis poderão ser submetidas à análise de variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey, caso não atendam aos pressupostos, serão submetidos aos testes não paramétricos, como Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Todas as análises serão realizadas considerando nível de significância de 5%.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Vanessa Rodrigues dos. Efeito citotóxico e ação antimicrobianaantibiofilme de híbridos de curcumina e cinamaldeído sobre microrganismos de interesse endodôntico. 2019. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.