Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulações perceptivas em obras artísticas multissensoriais

Processo: 17/12217-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
Beneficiário:Loren Paneto Bergantini
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/00099-3 - Multissensorialidade em obras artísticas interativas, BE.EP.DR
Assunto(s):Multimídia   Obra de arte   Percepção da arte   Sinestesia

Resumo

A arte sempre teve fascínio em amalgamar diversos sentidos. Contudo, estudos sobre a percepção multissensorial e suas modulações perceptivas ainda têm muito a ser investigado. Este projeto tem como objetivo geral pesquisar a questão da multissensorialidade na arte, em especial as interferências perceptivas desencadeadas por obras que utilizam informações oriundas de vários sentidos ao mesmo tempo. Para alcançar tal fim, propõe-se: a) pesquisa bibliográfica sobre teorias da percepção do passado e de estudos mais recentes sobre percepção multissensorial das ciências cognitivas; b) seleção, análise e contextualização de obras artísticas que desencadeiam diferentes tipos de modulações sensoriais; c) realização de trabalho experimental e d) avaliação e posicionamento crítico a partir do conjunto de resultados teórico-práticos obtidos. A hipótese proposta é a de que ao estudar as interações cross-modais e as possibilidades de modulações perceptivas entre sentidos distintos será possível identificar e estruturar novas possibilidades de criação poética e de recepção de obras artísticas multissensoriais criadas a partir das novas tecnologias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOREN P. BERGANTINI. Sinestesia nas artes: relações entre ciência, arte e tecnologia. ARS (São Paulo), v. 17, n. 35, p. 225-238, Abr. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.