Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e evolução do sistema vascular em Nyctaginaceae

Processo: 17/17107-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Veronica Angyalossy
Beneficiário:Israel Lopes da Cunha Neto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Xilema   Floema   Nyctaginaceae   Filogenia   Ontogenia

Resumo

Variações cambiais representam uma forma de crescimento secundário que gera ampla diversidade anatômica. Estudos envolvendo espécies com algum tipo de variação cambial têm sido cada vez mais frequentes na literatura. Por outro lado, trabalhos que integram informações de anatomia e ontogenia do caule em um contexto filogenético são escassos e a avaliação de espécies contendo variações cambiais no âmbito dos estudos de evolução do desenvolvimento ainda é uma abordagem pouco explorada. Nesse sentido, este projeto tem como foco o entendimento do desenvolvimento, diversidade, distribuição e evolução das variações cambiais, do xilema e floema secundários nos caules de Nyctaginaceae, uma família com ampla ocorrência no Neotrópico, ampla diversidade de hábitos (e.g., herbáceas, arbustivas, arbóreas e lianescentes) e tipos de variação cambial (i.e., câmbios sucessivos e floema interxilemático). Para isso, coletas serão realizadas em populações naturais, coleções vivas ou xilotecas, a fim de amostrar toda a diversidade anatômica presente na família. Métodos usuais em anatomia vegetal serão empregados para obtenção dos caracteres anatômicos e informações da ontogênese das espécies. Serão amostrados representantes adultos dos principais clados dentro da filogenia de Nyctaginaceae, incluindo inicialmente seis das sete tribos, e 26 gêneros, dentro dos quais algumas espécies foram selecionadas e terão sua anatomia estudada também ontogeneticamente, de acordo com a diversidade encontrada. A partir das informações anatômicas do desenvolvimento, dos tipos de variações cambiais e do xilema e floema secundários serão delimitados caracteres anatômicos que serão posteriormente reconstruídos em uma filogenia datada e bem sustentada com o intuito de compreender o padrão de evolução do sistema vascular em Nyctaginaceae e os possíveis mecanismos evolutivos envolvidos ao longo da evolução que teriam contribuído na diversificação anatômica do grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACE, MARCELO R.; CUNHA NETO, ISRAEL L.; SANTOS-SILVA, LEYDE N. N.; MELO-DE-PINNA, GLADYS F. A.; ACEVEDO-RODRIGUEZ, PEDRO; ALMEIDA, RAFAEL F.; AMORIM, ANDRE M.; ANGYALOSSY, VERONICA. First report of laticifers in lianas of Malpighiaceae and their phylogenetic implications. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 106, n. 9, p. 1156-1172, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.