Bolsa 17/19370-3 - Cateterismo periférico, Administração intravenosa - BV FAPESP
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Simulação de realidade virtual no ensino de enfermagem em punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue

Processo: 17/19370-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Isabel Amélia Costa Mendes
Beneficiário:Leonardo Prates Marques
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/19920-0 - Simulação de realidade virtual no ensino de enfermagem em punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue, AP.R
Assunto(s):Cateterismo periférico   Administração intravenosa   Treinamento por simulação   Simulação por computador   Validação de programas de computador   Realidade virtual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cateterismo Periférico | Enfermagem | Simulação por computador | simulação virtual | Treinamento por Simulação | Validação de Programas de Computador | Simulação de realidade virtual no ensino

Resumo

Este estudo tem o objetivo de desenvolver um simulador de realidade virtual no ensino da punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue a alunos de enfermagem. O estudo será desenvolvido em cinco etapas. Etapa 1- Investigar na literatura quais estratégias e tecnologias são utilizadas para o ensino de punção venosa periférica. Etapa 2: Construção do simulador de realidade virtual- será desenvolvida seguindo o referencial de Wattanasoontorn e colaboradores (2013). Etapa 3: Validação em aparência e conteúdo e critério. O software será validado por dois grupos de sujeitos: grupo 1 formado por peritos especialistas na área e tema de interesse da pesquisa e grupo 2 por estudantes de enfermagem. Etapa 4: Estudo piloto- Após o grupo 2 (estudantes de enfermagem) participarem do simulador o desempenho dos estudantes será avaliado através do uso de um roteiro de observação do procedimento de punção venosa periférica para terapia intravenosa e um instrumento para coleta de sangue. Etapa 5: estudo quase experimental- Após estudo piloto, serão realizados ajustes necessários no simulador e desenvolvimento de um quase-experimento do tipo série temporal sem grupo controle para testagem do simulador. Os dados serão analisados através de estatística descritiva, com análise de frequência, porcentagem e correlação. O software será considerado validado utilizando como referência o nível de concordância de 70% entre os aspectos do instrumento semiestruturado respondido pelos peritos e pelos estudantes de enfermagem (GRANT; DAVIS, 1997; POLIT; BECK, 2011). Na etapa de quase-experimento será utilizado o teste Shapiro-Wilk, teste t-Student pareado e o teste One Way Anova para medidas repetidas. (AU)

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