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O artigo científico e sua prática de ensino no contexto acadêmico-científico: questões epistemológicas

Processo: 17/16907-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 28 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Lília Santos Abreu Tardelli
Beneficiário:Lília Santos Abreu Tardelli
Anfitrião: Janette Friedrich
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Genève, Suíça  
Assunto(s):Epistemologia   Gêneros textuais   Formação de professores

Resumo

Este projeto parte de três princípios defendidos pelo quadro teórico metodológico do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999; Schneuwly, Dolz, 2004): (i) a necessidade de se ensinar língua a partir de gêneros textuais; (ii) a necessidade de elaboração de modelos didáticos dos gêneros a serem ensinados; (ii) a necessidade de estudo e elaboração de sequências didáticas voltadas para públicos específicos. A justificativa da pesquisa se pauta na importância da escrita acadêmica e do gênero artigo científico no contexto acadêmico. Na perspectiva que abraçamos, de cunho vigotskiano, o gênero é compreendido como um (mega) instrumento para o desenvolvimento humano nas diferentes práticas sociais, e, especificamente, nas práticas formativas escolares/acadêmicas. Para auxiliar os alunos a desenvolverem a prática da escrita acadêmica, mais especificamente, a de artigos científicos, objetivamos analisar e modalizar o artigo científico elaborados na área de Letras Linguística e Psicologia e elaborar sequências de atividades didáticas para seu ensino. A parte do projeto a ser desenvolvida no exterior tem como objetivo específico o aprimoramento de conceitos de base para este estudo, que são: a)o conceito de contexto; b) o conceito de língua, língua funcional e interação c) o conceito de ação e atividade d) relacionar esses conceitos com a análise das atividades linguageiras.