Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial terapêutico do laser de baixa intensidade no cérebro de ratos idosos

Processo: 17/16443-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 03 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Sérgio Gomes da Silva
Beneficiário:Fabrízio dos Santos Cardoso
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Campus da Sede Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/24136-5 - Atividade da citocromo oxidase no cérebro de ratos idosos expostos à terapia de laser de baixa intensidade: um estudo histoquímico quantitativo, BE.EP.DR
Assunto(s):Neurofisiologia   Cérebro   Idosos   Cognição

Resumo

Em todo o mundo, a proporção de pessoas com mais de 60 anos está aumentando em ritmo maior do que qualquer outra faixa etária. Estima-se que em 2025 a população de idosos será de 1,2 bilhão de pessoas. No Brasil, será de aproximadamente 30 milhões. Contudo, a longevidade tem sido acompanhada por aumento nos casos de doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras. Assim, a busca por novas formas de tratamentos e intervenção terapêuticas tem sido de grande interesse para a comunidade médica. Neste contexto, a terapia de laser de baixa intensidade (TLBI) tem se tornado muito promissora, principalmente pelos seus efeitos neuroprotetores. Baseado nisto, a proposta do presente estudo será testar o potencial terapêutico da TLBI no cérebro de ratos idosos. Para isso, serão avaliados em ratos com 2 e 20 meses de vida tratados com TLBI por 28 dias: (1) o desempenho cognitivo dos animais nos testes de reconhecimento de novos objetos, labirinto de Barnes, labirinto radial de oito braços, labirinto elevado em cruz, e esquiva inibitória; (2) a morfologia neuronal no córtex cerebral e na formação hipocampal através da técnica de Golgi-Cox; (3) a expressão cerebral do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) e vias de sinalização intracelular, tais como a proteína quinase regulada por sinal extracelular (ERK), a proteína quinase B (Akt), a proteína de ligação ao elemento de resposta do AMP cíclico (CREB), a proteína quinase c-Jun (JNK) e a proteína quinase p38 ativada por mitógeno (p38). A nossa hipótese é que a TLBI resulte em aumento do desempenho cognitivo em ratos idosos, e também promova uma maior arborização dendrítica e maior ativação de proteínas intracelulares ligadas à sobrevida e proliferação (como a ERK, Akt e CREB) ou menor ativação de proteínas intracelulares associadas à morte (como a JNK e p38). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, FABRIZIO DOS SANTOS; DE SOUZA OLIVEIRA TAVARES, CRISTIANE; ARAUJO, BRUNO HENRIQUE SILVA; MANSUR, FERNANDA; LOPES-MARTINS, RODRIGO ALVARO BRANDAO; GOMES DA SILVA, SERGIO. Improved Spatial Memory And Neuroinflammatory Profile Changes in Aged Rats Submitted to Photobiomodulation Therapy. Cellular and Molecular Neurobiology, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS CARDOSO, FABRIZIO; DOS SANTOS, JULIO CESAR CLAUDINO; GONZALEZ-LIMA, FRANCISCO; ARAUJO, BRUNO HENRIQUE SILVA; LOPES-MARTINS, RODRIGO ALVARO BRANDAO; GOMES DA SILVA, SERGIO. Effects of Chronic Photobiomodulation with Transcranial Near-Infrared Laser on Brain Metabolomics of Young and Aged Rats. Molecular Neurobiology, v. 58, n. 5 JAN 2021. Citações Web of Science: 1.
CARDOSO, FABRIZIO DOS SANTOS; BRANDAO LOPES MARTINS, RODRIGO ALVARO; DA SILVA, SERGIO GOMES. Therapeutic Potential of Photobiomodulation In Alzheimer's Disease: A Systematic Review. JOURNAL OF LASERS IN MEDICAL SCIENCES, v. 11, n. 4, 1, p. S16-S22, FAL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.