Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia dos transtornos de ansiedade na população geral da Região Metropolitana de São Paulo

Processo: 17/15060-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Wang Yuan Pang
Beneficiário:Vitor Iglesias Mangolini
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de ansiedade   Epidemiologia   Estudos transversais   São Paulo (SP)

Resumo

Justificativa: A prevalência e incapacitação decorrente dos transtornos de ansiedade no Brasil são os mais elevados ao redor do mundo. Apesar disso, são poucos os estudos que investigaram sobre a distribuição, os correlatos e a gravidade desse grupo de transtornos. O presente projeto de pesquisa pretende analisar as prevalências dos transtornos de ansiedade no mês e ano anteriores à entrevista e ao longo da vida. Em seguida, estimar a gravidade, o uso de serviços de saúde e os correlatos sociodemográficos da ansiedade. Materiais e métodos: Serão utilizados os dados do Estudo do bem-estar e saúde mental São Paulo Megacity, um estudo de corte transversal multiestratificado desenhado para avaliar a morbidade psiquiátrica em uma amostra probabilística da população da região metropolitana de São Paulo. Um total de 5037 adultos foi avaliado por entrevistadores treinados, no seu domicílio, utilizando a Composite International Diagnostic Interview, versão 3.0 (CIDI 3.0). A CIDI permite gerar diagnósticos conforme os critérios operacionais do DSM-IV e da CID-10. Os transtornos de ansiedade avaliados foram: transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, fobia específica, transtorno de pânico, estresse pós-traumático, agorafobia sem ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e ansiedade de separação no adulto. Os pesos resultantes de diferentes probabilidades de seleção serão utilizados para ponderar as proporções e modelos de regressões logísticas para os correlatos sociodemográficos. Resultados esperados: Os dados gerados vão compor um relatório sobre o estudo São Paulo Megacity e a elaboração de artigos científicos a serem submetidos para revistas com revisão por pares. Outras formas de disseminação em congressos e reuniões científicas também são planejados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VITOR IGLESIAS MANGOLINI; LAURA HELENA ANDRADE; FRANCISCO LOTUFO-NETO; YUAN-PANG WANG. Treatment of anxiety disorders in clinical practice: a critical overview of recent systematic evidence. Clinics, v. 74, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.