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Transferência de extinção via classes de estímulos equivalentes de respostas operantes e de respostas eletrodermais eliciadas

Processo: 17/09728-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Heloisa Ribeiro Zapparoli
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Transferência de função   Análise do comportamento   Mudança (comportamento social)

Resumo

Apesar da importância fundamental dos processos de extinção para a análise experimental da aprendizagem uma menor atenção tem sido observada na literatura comportamental em relação a estes processos. Este fato se aplica principalmente em estudos envolvendo respostas relacionais derivadas, em que poucos estudos foram desenvolvidos investigando efeitos de extinção na aprendizagem de respostas (operantes e respondes) indiretamente aprendidas. Neste projeto serão realizados dois estudos distintos. O Estudo I tem como objetivo investigar a resistência à mudança de taxas de respostas estabelecidas de forma derivada em classes de estímulos equivalentes. Para tanto, seis estudantes universitários serão inicialmente expostos a um procedimento que diante de três estímulos abstratos (A1, A2 e A3) deverão responder a esquemas de intervalo variável distintos (VI 10, VI 100 e VI 100, respectivamente). Esses estímulos após este aprendizado serão incluídos em treinos de discriminação condicional (AB e BC) visando o estabelecimento de três classes de estímulos equivalentes. Serão avaliadas as transferências de funções evocativas em conformidade com os esquemas ensinados diante de A para os estímulos C e também avaliada a resistência a mudança destas respostas para os estímulos C1, C3 e A2. Este estudo potencialmente permitirá investigar a transferência de funções evocativas e também a resistência à mudança de respostas derivadas. No Estudo II, o objetivo será avaliar a transferência de extinção respondente e a eficácia de diferentes procedimentos de extinção. Para tanto, dez estudantes universitários serão expostos inicialmente a um procedimento de pareamento com atraso em que estímulos abstratos (A1 e A2) antecederão a apresentação de sons aversivos ou ganho de pontos. De forma semelhante ao Estudo I, estes estímulos irão ser apresentados posteriormente em treinos de discriminação condicional (AB e AC) objetivando o estabelecimento de duas classes de estímulos equivalentes. Serão avaliadas as transferências de funções eliciadoras dos estímulos do conjunto A para os estímulos do Conjunto C com o uso da medida de atividade eletrodermal (EDA). Por fim, os participantes serão distribuídos em dois diferentes grupos e será realizado um procedimento de extinção respondente com os estímulos A (Grupo 1) ou com os estímulos C (Grupo 2) e avaliadas a transferência da extinção para estes participantes. Este estudo permitirá a investigação aprofundada da transferência de extinção respondente de respostas relacionais derivadas. (AU)