Busca avançada
Ano de início
Entree

Bxblue: inovação disruptiva no mercado de crédito consignado brasileiro por meio de tecnologia online segura

Processo: 17/15941-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Gustavo Gorenstein
Beneficiário:Roberto Mascarenhas Braga
Vinculado ao auxílio:16/21779-4 - bxblue: inovação disruptiva no mercado de crédito consignado brasileiro por meio de tecnologia online segura, AP.PIPE
Assunto(s):Big data   Inovações tecnológicas   Sistemas on-line   Segurança da informação   Bancos   Banco de crédito   Crédito bancário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Behavioral Economics | big data | Data Analytics | Information Security | ínternet banking | Inovação em serviços financeiros seguros

Resumo

A solução bxblue tem como objetivo transformar o mercado de crédito consignado no Brasil, cujo tamanho é de R$ 280 bilhões, por meio da inovação tecnológica, assim como ocorreu em outros segmentos financeiros no Brasil como cartões de crédito (Nubank) e banco de varejo (Banco Original). Com investimento da FAPDF, foi possível realizar uma prova de conceito bem sucedida de uma nova camada de protocolos e serviços web (API) que desempenha operações bancárias sem complicações. Uma das aplicações desenvolvidas pela equipe fazendo uso desta API foi a automação do processo de contratação, portabilidade e renegociação de crédito consignado, cujo protótipo foi desenvolvido, testado e aprovado pelo mercado, o que nos credencia para solicitar a fase II neste processo PIPE FAPESP. Este projeto tem como objetivo a implementação de melhorias tecnológicas para tornar o processo de contratação de crédito consignado seguro, transparente, automático e online, ajudando pessoas a acessarem o crédito com maior qualidade, rapidez e responsabilidade financeira, ao mesmo tempo ajudando instituições financeiras a atender a um maior número de pessoas, eliminando a necessidade de intermediários. Para tornar este serviço amplamente acessível é necessário superar dois principais desafios: a prevenção automática de fraudes no processo online e influência no comportamento do consumidor de crédito para que tome decisões mais conscientes, que serão endereçados neste projeto de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)