Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização espectroscópica e magnética de metalofármacos imobilizados em matrizes híbridas para entrega de drogas

Processo: 17/21919-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Maria da Costa Ferreira
Beneficiário:Eduardo Guimarães Vieira
Supervisor no Exterior: Floriana Tuna
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manchester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/16735-8 - Imobilização de potenciais metalofármacos em matrizes inorgânicas ou orgânicas para liberação modificada, BP.PD
Assunto(s):Complexos de cobre

Resumo

Como mencionado no nosso projeto previamente aprovado (processo FAPESP: 2016/16735-8), o estágio de pesquisa no exterior (BEPE) seria solicitado de acordo com a necessidade e o desenvolvimento do presente trabalho. Neste projeto, pretendemos investigar uma série de complexos de metais paramagnéticos baseados em isatina e/ou 2-imidazolcarboxaldeído imobilizados em matrizes à base de sílica. Os complexos livres e imobilizados serão estudados minuciosamente por técnicas de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) e magnética, aproveitando as excelentes instalações de pesquisa e a infraestrutura de classe mundial existente no National UK EPR Facility and Service Center da Universidade de Manchester. Nosso foco principal é utilizar técnicas avançadas de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) para obter informações sobre a primeira esfera de coordenação dos centros metálicos, determinar suas estruturas eletrônicas e possíveis mudanças nas matrizes carregadas com os complexos paramagnéticos. Estudos preliminares de EPR de onda contínua (banda X) foram realizados na Universidade de São Paulo (USP); no entanto, informações adicionais são necessárias para compreender as propriedades essenciais relacionadas à coordenação do metal e as estruturas eletrônicas e quantificar as interações hiperfinas entre os metais e os núcleos ao redor. O uso de técnicas de EPR pulsadas (ENDOR, ESEEM, HYSCORE, ELDOR, DEER), disponível em várias frequências de micro-ondas (S-, X- e Q) na Universidade de Manchester permitirá ainda determinar com precisão a natureza dos átomos doadores ligados aos centros metálicos e a força das interações elétron-elétron e elétron-núcleo. Também podemos investigar a dinâmica de spin de estruturas complexas através de medidas de relaxação magnéticas, medindo distâncias entre spins e quantificando parâmetros de anisotropia que se relacionam com as estruturas dos complexos utilizados. Nossos estudos serão complementados por medidas magnéticas realizadas por magnetômetro (SQUID) e EPR CW em frequências que variam de 1 GHz (banda S) a 94 GHz (banda W), que não estão disponíveis na Universidade de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, EDUARDO GUIMARAES; MIGUEL, RODRIGO BERNARDI; DA SILVA, DANIEL RODRIGUES; FAZZI, RODRIGO BONI; ALVES DE COUTO, RICARDO ALEXANDRE; MARIN, JAYR HENRIQUE; ARRUDA TEMPERINI, MARCIA LAUDELINA; SHINOHARA, JORGE DA SILVA; TOMA, HENRIQUE EISI; RUSSO, LILIAN CRISTINA; MAGALHAES, YULI THAMIRES; DIAS FILHO, NEWTON LUIZ; FORTI, FABIO LUIZ; DA COSTA FERREIRA, ANA MARIA. Functionalized nanoparticles as adjuvant to increase the cytotoxicity of metallodrugs toward tumor cells. NEW JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 43, n. 1, p. 386-398, JAN 7 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.