Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas adotadas para a inovação aberta: levantamento teórico e estudo de caso

Processo: 17/14901-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Daniel Jugend
Beneficiário:Aline Gabriela Ferrari
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Relatos de casos   Gestão da inovação   Inovações tecnológicas

Resumo

O tema inovação aberta propõe um conjunto de mecanismos para a utilização de fontes externas e internas a fim de auxiliar no processo de geração de ideias e desenvolvimento conjunto de tecnologias, produtos e processos. Este projeto de iniciação científica visa identificar e analisar as principais práticas e obstáculos citados pela literatura, sobretudo a nacional, no que se refere à operacionalização da inovação aberta e analisar esses aspectos em empresa de base tecnológica. Para tanto, os métodos de pesquisa utilizados serão a revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais e anais de congressos. Além de revisão teórica sobre o tema, pretende-se realizar estudo de caso único em empresa de base tecnológica que adota princípios da inovação aberta. Este estudo de caso terá o objetivo de comparar os resultados obtidos na literatura com as práticas da empresa. Como resultados esperados deste projeto, pretende-se ampliar o conjunto de conhecimentos sobre obstáculos e práticas para a inovação aberta, em especial sob a realidade brasileira. Espera-se comunicar os resultados desta pesquisa em periódico e congressos relevantes da área de Engenharia de Produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUGEND, DANIEL; FIORINI, PAULA DE CAMARGO; ARMELLINI, FABIANO; FERRARI, ALINE GABRIELA. Public support for innovation: A systematic review of the literature and implications for open innovation. TECHNOLOGICAL FORECASTING AND SOCIAL CHANGE, v. 156, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.