Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e caracterização da formação de fase e estabilidade em uma liga de alta entropia AlCoCrFeNiB0.1

Processo: 17/21114-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Guilherme Zepon
Beneficiário:Vítor Ramos Ferrari
Supervisor no Exterior: Michael Joseph Kaufman
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Colorado School of Mines, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/12601-7 - Efeito da taxa de resfriamento na microestrutura de ligas de alta entropia do sistema AlxCoFeCrNiBy, BP.IC
Assunto(s):Microscopia eletrônica de transmissão   Ligas de alta entropia   Caracterização microestrutural

Resumo

Ligas de alta entropia (HEAs) pertencem a uma nova classe de materiais metálicos, geralmente baseados em pelo menos cinco elementos principais, permitindo a formação de soluções sólidas multicomponentes com estruturas cristalinas simples. Estas ligas têm propriedades mecânicas interessantes, o que tem atraído a atenção de muitos pesquisadores. No entanto, o desenvolvimento destas ligas é um desafio devido a falta de informações sobre a formação e estabilidade de fases em ligas multicomponentes. Baseado neste aspecto, o projeto de "Iniciação científica" foi originalmente proposto para estudar e caracterizar a formação de fases no sistema AlxCoCrFeNiBy, processado sob diferentes condições. Após o primeiro ano do projeto de iniciação científica, muitos resultados interessantes foram obtidos e foram apresentados nos relatórios técnicos escritos pelo aluno. Devido à complexidade das microestruturas obtidas, uma caracterização mais detalhada de fases foi proposta para o segundo ano do projeto de iniciação científica para entender mais fundamentalmente o efeito da adição de boro sobre a sequência de solidificação e equilíbrio de fase destas ligas. Dentre as técnicas que estão sendo usadas, a microscopia eletrônica de transmissão (TEM) é de grande importância para o desenvolvimento deste projeto. O Departamento de Engenharia Metalúrgica & Materiais da Colorado School of Mines, CSM, (Golden, EUA) tem uma infraestrutura única para preparação e análise de amostras para microscopia eletrônica, com moderns microscópios eletrônicos de transmissão e sistema de feixe de íon focalizado (FIB), que pode ser usado para a preparação precisa de amostras para microscopia de transmissão. Neste contexto, a proposta de bolsa BEPE tem como objetivo permitir ao bolsista de IC passar um período de 2 meses no CSM, sob a supervisão do Prof. Dr. Michael Kaufman trabalhando na preparação de amostras (por FIB) e análise de ligas AlCoCrFeNiB0.1 nas condições como fundidas e recozidas. O desenvolvimento deste trabalho deverá permitir um entendimento mais completo da sequencia de solidificação e equilíbrio de fases formadas nesta liga.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, V; WOLF, W.; ZEPON, G.; COURY, F. G.; KAUFMAN, M. J.; BOLFARINI, C.; KIMINAMI, C. S.; BOTTA, W. J. Effect of boron addition on the solidification sequence and microstructure of AlCoCrFeNi alloys. Journal of Alloys and Compounds, v. 775, p. 1235-1243, FEB 15 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.